sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Como renovar o passaporte: documentação e passo a passo

Com as férias a vista, além de fazer toda pesquisa sobre o destino escolhido, é importante verificar se todos os documentos estão regularizados, principalmente o seu passaporte, para que você não tenha nenhuma surpresa na hora de fazer a sua viagem internacional.

Para renovar o passaporte em 2024, é importante saber que hoje ele segue os padrões da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional).

Ele é emitido pelo DPF (Departamento de Polícia Federal) ou pelas Embaixadas do Brasil no exterior. De cor azul, ele foi implantado em todo o território nacional.

Ou seja, para a renovação desse documento, você terá de passar por todo o processo igual quando foi emitido pela primeira vez. 

Para saber os detalhes deste processo, confira a seguir o que é preciso fazer para renovar seu passaporte e tire suas dúvidas!

Quem mora no exterior e precisa renovar o passaporte
Quem mora no exterior precisa renovar o passaporte

Qual a importância do passaporte?

O passaporte é um documento de viagem importante que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas e saídas, vistos e autorizações. Esse documento comprova quem você é, além de assegurar a sua identificação em casos de emergências. 

O passaporte brasileiro é aceito, sem nenhum tipo de autorização prévia, em 129 países do mundo. Isso significa que ele ocupa a 20º posição no ranking dos passaportes que mais têm acesso a outros países sem visto ou sem pagamento de taxa, você sabia?

Quem precisa renovar o passaporte em 2024?

Para os viajantes que emitiram o seu documento em 2016, tiveram um prazo de validade curto de 5 anos, é hora de renovar para uso em 2024. Os novos são válidos por 10 anos. 

A renovação depende de quando o documento foi emitido, mas de qualquer forma, se manter atualizado sobre validade de todos os documentos é importante, por isso  busque por renovação quando necessário. 

A validade também varia de acordo com a idade do titular e o tipo de passaporte emitido. Confira a lista abaixo para saber mais detalhes de acordo com a idade:

  • 0 a 1 ano completo – validade de 1 ano;

  • 1 ano completo a 2 incompletos – validade de 2 anos;

  • 2 anos completos a 3 incompletos – validade de 3 anos;

  • 3 anos completos a 4 incompletos – validade de 4 anos;

  • 4 anos completos a 18 anos incompletos – validade de 5 anos;

  • Acima de 18 anos completos – validade de 10 anos.

Em seguida, veja como o tipo de passaporte emitido influencia na validade:

  • Passaporte emergencial para todas as idades – validade de 1 ano;

  • Passaporte para estrangeiros de todas as idades – validade de 2 anos;

  • Laissez-Passer para todas as idades – validade de 2 anos. 

Para as viagens internacionais, é bom que o passaporte esteja válido pelos próximos 6 meses, a contar do mês de sua viagem.

Caso ele seja expirado enquanto você estiver em viagem, existe a possibilidade de renovar no exterior. Para isso, é preciso preencher um formulário no site do Ministério das Relações Exteriores.

Após o preenchimento, é só imprimir e assinar o recibo. Depois, leve uma via original da foto utilizada para upload ao Consulado Brasileiro. 

Será feita a análise dos documentos e cobrada uma taxa para renovar o passaporte.

Não passe perrengue! Além de renovar o passaporte, é importante estar atento à sua segurança, principalmente em destinos internacionais.

O seguro viagem te protege com uma série de benefícios, até em casos de emergências.  

__CALLTOACTION(COTAR)__

Qual o valor para renovar o passaporte?

No momento atual, o valor para renovar o passaporte é de 257,25. Esse valor deve ser pago antes da visita marcada e é válido para quem tira o documento pela primeira vez ou para quem está com o passaporte vencido e precisa fazer a renovação (desde que você ainda o tenha em mãos).

Em caso de roubo do documento, deve-se apresentar um Boletim de Ocorrência, caso contrário o valor a ser pago será de R$514,50.

Na condição de urgência ou emergência, pode ser cobrada presencialmente uma taxa extra de R $77,17. Tudo o que você precisa saber o passaporte emergencial está aqui!

Quanto tempo demora para renovar o passaporte?

Tudo dependerá de como você vai se organizar para emitir o passaporte. Existem uma série de etapas que devem ser seguidas, como: preencher formulários, pagar a GRU e agendar uma visita na Polícia Federal

Após o requerente realizar todo o procedimento de renovação deste documento o prazo para a emissão do novo Passaporte é de aproximadamente 15 dias úteis, pela Polícia Federal (PF).

É importante que você saiba que também tem um prazo de 90 dias para retirar o seu documento. Caso você deixe passar o tempo, a Polícia pode cancelar o passaporte. 

Por isso, fique atento a qualquer atualização sobre o documento. Seguindo todas as etapas de forma ágil - porque isso também depende de você -  o seu documento está em mãos o quanto antes. 

Bônus: 4 curiosidades sobre o passaporte

O passaporte é o verdadeiro portal para conhecer o mundo! Ele carrega histórias surpreendentes sobre a sociedade e algumas peculiaridades. Se você ficou curioso, veja essas 4 curiosidades sobre o documento tão querido pelos viajantes:

1. O primeiro passaporte estava na Bíblia

Você sabia que o registro mais antigo concedendo a passagem de alguém para outro território estava na Bíblia? 

Neemias, um oficial do Império Persa, pediu permissão para viajar à Judeia. O então rei Artaxerxes, concedeu-lhe  a passagem livre e segura em suas viagens. 

Mas o passaporte como conhecemos hoje só surgiu em 1920, quando a Liga das Nações – antecessora da ONU – reuniu uma conferência sobre passaportes em Paris. E então, 42 nações fundadoras da Liga, incluindo o Brasil, adotaram o modelo padrão até hoje. A Rainha Elizabeth II não tinha passaporte

Neemias se tornou o primeiro portador de passaporte do mundo
Neemias se tornou o primeiro portador de passaporte do mundo

2. A Rainha Elizabeth II não tinha passaporte

Entre os privilégios como soberana britânica, a rainha Elizabeth II não precisava de passaporte nem carteira de motorista. 

Isso porque os passaportes britânicos são concedidos em nome da Rainha, então seria redundante que ela concedesse um passaporte para ela mesma. 

Como sabemos, a Rainha Elizabeth veio a falecer e os passaportes britânicos foram emitidos em nome de Sua Majestade (Her Majesty, em inglês) e ainda são válidos para viagens. 

Para novos passaportes, o texto na parte interna da capa será atualizado para His Majesty (no masculino). 

A rainha Elizabeth ll podia viajar sem documentos. Ela não tinha passaporte e nem habilitação
A rainha podia viajar sem documentos. Ela não tinha passaporte e nem habilitação

3. Passaporte brasileiro é o 20º mais poderoso do mundo

Segundo a consultoria Henley & Partners, que faz o levantamento anualmente, o passaporte brasileiro ocupa a posição 20° entre os passaporte mais poderosos do mundo. No ano passado, o país ocupava a 18ª colocação 

O passaporte brasileiro permite acesso a 170 países dos 193 países e 3 territórios reconhecidos pela ONU. Destes, 56 destinos exigem a obtenção de um visto de turismo.

O passaporte brasileiro está no ranking mundial entre os 20 melhores em mobilidade global para este tipo de documento
O passaporte brasileiro está no ranking mundial entre os 20 melhores em mobilidade global para este tipo de documento

4. A aurora boreal está nos passaportes noruegueses

A aurora boreal é um dos fenômenos mais lindos da natureza. Em vista disso, lá na Noruega resolveram mudar o design do passaporte para homenagear a beleza da Aurora Boreal. 

Para enxergar a brilhante e encantadora Aurora Boreal no passaporte, é preciso aplicar luz ultravioleta. 

Passaportes redesenhados da Noruega homenageiam a aurora boreal
Passaportes redesenhados da Noruega homenageiam a aurora boreal

Genial, né?

5. Fotos de família podiam ser usadas em passaportes

 Já pensou aquela foto favorita da sua família reunida no churrasco de domingo e exposta no passaporte? 

Quando começaram a adotar fotografias em passaportes, era possível enviar qualquer foto de que se gostasse. Hoje em dia não pode mais, portanto fique atento às exigências quando for emitir o seu. 

Antigamente fotos em família podia ser adicionada no passaporte
Antigamente fotos em família podia ser adicionada no passaporte

O passaporte ainda é um tema quente nas discussões mundiais sobre globalização e migração, mas é tão bom compreender as fascinantes histórias e curiosidades por trás desse documento tão desejado, não é mesmo? 

E aí, ansioso para um carimbo?