sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Afinal, brasileiro precisa de visto para entrar em Portugal? Entenda!

Vamos resolver sua dúvida de uma vez por todas! Se um brasileiro quiser visitar Portugal a turismo, não é preciso visto! Porém, outros documentos são necessários, como passaporte e seguro viagem.

Além disso, em outras situações podem ser exigidos um visto para o brasileiro entrar em Portugal, como no caso de viagens a estudo, trabalho, ou moradia. Leia nosso artigo e saiba tudo sobre a documentação para visitar Portugal e quando você precisará de um visto!

Barcos e prédios em Porto, Portugal
Portugal é um país muito visitado pelos brasileiros, mas sempre surge a dúvida: é preciso visto para conhecer o país?


Documentação necessária para brasileiros entrarem em Portugal

Se você está indo para Portugal a turismo, você poderá permanecer até 90 dias sem a necessidade de um visto. Este prazo também é válido para quem vai a Portugal a negócios, cobertura jornalística e missões culturais, e o tempo pode ser prorrogado por mais 90 dias mediante autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Portugal é signatário do Tratado de Schengen, um acordo feito entre 26 países europeus que define algumas regras para entrada de turistas estrangeiros. Assim, a documentação exigida para brasileiros entrarem em Portugal é a mesma para os outros países que assinaram o acordo. É preciso apresentar:

  • Passaporte com validade de, ao menos, 3 meses além do período da sua estadia em Portugal.
  • Passagens de ida e de volta.
  • Comprovante de hospedagem no país.
  • Comprovantes financeiros: você deve comprovar que possui meios de se manter no país durante o período da sua estadia.
  • Visto ETIAS: é mais simples que o visto convencional, mas deve ser requerido online pelo formulário e deve ser feito com antecedência.
  • Certificado Internacional de Vacinação contra a Covid-19 obtido no app ConecteSUS.
  • Seguro viagem Portugal com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares;

Ainda sobre o Tratado de Schengen, é ele que determina a necessidade de contratar um seguro viagem para viagem para Portugal. Ele exige que os turistas possuam uma apólice com cobertura médico-hospitalar mínima de 30 mil euros ou 40 mil dólares americanos.

Acesse nosso artigo do blog se tiver alguma dúvida sobre os documentos para entrar em Portugal!

Homem em pé em frente a mural com azulejos portugueses em Porto, Portugal
A cultura rica de Portugal e o idioma são alguns dos motivos que levam tantos brasileiros para Portugal.


Tipos de visto para Portugal

Há três categorias de visto para Portugal, que dependem da duração do tempo pretendido de permanência no país. Os tipos de visto são os seguintes:

  1. De turista ou Schengen: para quem vai a Portugal a turismo ou por negócios por um período curto, de até 90 dias;
  2. Visto de Estada Temporária: para estrangeiros que permanecerão em Portugal por até um ano.
  3. Vistos de Residência ou de Longa Duração: destinados a estadias superiores a um ano.

Dentro desses tipos de visto existem ainda várias outras categorias, que são:

Visto de trabalho

O visto de trabalho em Portugal pode ser concedido para brasileiros que possuem emprego em Portugal, comprovado através de promessa ou contrato de trabalho para atuar no país, para brasileiros que pretendem procurar emprego em Portugal, e para nômades digitais.

Existe também os vistos para empreendedores que têm condições especiais para incentivar a abertura de empresas no país. Há, inclusive, vistos diferentes para ramos de atividades diferentes. 

Cada situação tem suas próprias regras e exigências, por isso é importante consultar o SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, para entender em qual você se encaixa.

Visto para estudantes

Atualmente, o visto para estudantes brasileiros que vão cursar o ensino superior em Portugal não exige mais a aprovação do SEF. Porém, é necessário ter em mãos a aprovação em uma universidade portuguesa, a carta de aceite. 

Tendo essa documentação, você pode solicitar o visto temporário de até um ano, ou o visto de residência, caso seu curso tenha duração maior que 12 meses.

Para entender todos os detalhes sobre a documentação para estudantes, leia nosso artigo com o passo a passo para estudar em Portugal!

Visto para familiares

Caso você tenha algum familiar que já possui visto de estadia temporária ou permanente, poderá solicitar o visto para Portugal. Ele é chamado de visto para reagrupamento familiar e é válido por dois anos, que pode ser renovado por períodos de três anos.

Visto para aposentados ou titulares de rendimentos

Esse é um dos vistos mais requisitados pelos brasileiros. Ele concede a autorização de moradia para pessoas que tenham meios para se manter sem trabalhar. A renda pode ser da aposentadoria, direitos autorais, aluguéis recebidos, lucros e dividendos de empresas, investimento financeiro, etc.

Pessoas próximas a água em frente a prédios em Aveiro, Portugal
Seja para trabalhar, morar, ou turistas, é fundamental ter toda documentação em dia.


Mudanças no visto de turista para Portugal: entenda o ETIAS

Já ouviu falar no Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, cuja sigla em inglês é ETIAS? Ele é uma permissão digital que os estrangeiros precisam obter para visitarem os países pertencentes ao espaço Schengen.

Atualmente os brasileiros não precisam de visto para entrar como turistas no espaço Schengen e permanecer até 90 dias. Contudo, é importante preencher de forma online o ETIAS, para fins burocráticos.

Só que a partir de novembro de 2023 os turistas precisarão fornecer algumas informações para obter essa autorização prévia. 

Para entender melhor, leia nosso guia completo sobre o ETIAS.

Agora ficou mais simples entender quando você precisa de um visto para Portugal, não é mesmo? E se você for turista pelo país, veja nosso guia de Portugal com 4 opções de roteiro!