sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descobrindo as delicias gastronômicas da Espanha: guia completo!

Por causa de todo o seu marco histórico, de imigração e conquistas que influenciaram a gastronomia da Espanha, o país tem uma culinária rica e conhecida por sua variedade de sabores e técnicas, além de sua influência em muitas outras cozinhas ao redor do mundo.

A culinária espanhola é conhecida por seus ingredientes frescos e sazonais, com destaques em produtos locais e saudáveis. O azeite de oliva, por exemplo, é um ingrediente essencial em muitos pratos, assim como o alho, pimentões e outros temperos.

Entre os pratos mais populares da culinária espanhola estão a Paella, um prato de arroz com frutos do mar e legumes, as tapas, pequenas porções de diferentes pratos servidos como aperitivo, o gazpacho, uma sopa fria feita de tomates, pepino, pimentões e alho, e o famoso jamón ibérico, um presunto curado.

Para quem deseja visitar o país, sem dúvidas será uma experiência incrível e com muitas opções de pratos deliciosos

mesa posta com pratos recheados de comida colorida
A Espanha tem uma variação de pratos tradicionais, únicos e saborosos (Imagem: Canva)

As comidas tradicionais da Espanha

Como mencionado, a Espanha é conhecida por sua rica cultura gastronômica por causa da sua história geográfica. Nesse sentido, há uma variedade de pratos tradicionais únicos e saborosos. Alguns dos pratos mais conhecidos da culinária espanhola incluem:

  • Paella - um prato de arroz tradicionalmente feito com frutos do mar, como camarões, lulas e mexilhões, além de frango ou coelho, pimentões e ervilhas;
  • Tapas - pequenas porções de alimentos, geralmente servidos em bares, que podem incluir azeitonas, queijos, presuntos, anchovas e croquetes;
  • Gazpacho - uma sopa fria feita com tomate, pimentão, pepino, cebola, alho e pão;
  • Tortilla española - uma omelete espanhola feita com batatas, cebolas e ovos;
  • Churros - um doce frito em forma de vara, muitas vezes servido com um copo de chocolate quente para mergulhar;
  • Jamón ibérico - presunto curado de porcos ibéricos, conhecido por sua textura macia e sabor rico;
  • Patatas bravas - batatas fritas servidas com uma salsa picante de tomate ou alioli
  • Polvo a la gallega - polvo cozido e servido com azeite, sal e páprica.

Se você deseja saber o motivo dessa variação, leia este artigo que fala detalhadamente sobre a cultura da Espanha e os povos que já conquistaram o país, confira: povos da Espanha

homem segurando um prato de camarão com tiras de limão
Paella é o prato mais famoso da culinária da Espanha (Fonte: Unsplash)

Os restaurantes mais famosos na Espanha

Agora que você sabe sobre os pratos mais tradicionais e deliciosos da cozinha da Espanha, separamos uma lista de restaurantes que entrega o melhor sobre essas comidas típicas da melhor forma. A Espanha tem inúmeros restaurantes premiados, então alguns desses abaixo:

1. El Celler de Can Roca, em Girona - eleito três vezes o melhor restaurante do mundo, serve pratos criativos que misturam tradição e inovação.

2. Arzak, em San Sebastian - um dos mais antigos restaurantes da Espanha, conhecido por sua culinária basca criativa e moderna.

3. Azurmendi, em Bilbao - o primeiro restaurante tríplice estrelado do País Basco, oferece uma cozinha moderna e sustentável.

4. Tickets, em Barcelona - liderado pelos irmãos Albert e Ferran Adrià, oferece uma experiência gastronômica criativa e divertida com pratos em miniatura.

5. Asador Etxebarri, em Atxondo - um dos melhores restaurantes de grelhados do mundo, com uma cozinha que celebra os sabores naturais dos ingredientes

Esses são apenas alguns dos muitos restaurantes famosos na Espanha que podem proporcionar uma experiência gastronômica memorável.

Sem dúvidas, vivenciar e experimentar a culinária local de casa destino, é uma das melhores maneiras de aproveitar a cultura e tornar a sua viagem ainda mais memorável.

Confira o mapa da Espanha!

prato exposto a mesa com comida da Espanha acompanhado por vinho
Prato exposto a mesa com comida da Espanha acompanhado por vinho (Fonte: Unsplash)

Curiosidade: a importância da hora da siesta na hora de comer

Quem ai não gosta de tirar um cochilo pós almoço? Se você é do tipo que precisa descansar depois da refeição, saiba que o destino que você escolheu viajar é ideal para você!

Você já ouviu falar na "siesta"? A siesta uma tradição cultural muito importante na Espanha, que consiste em tirar uma soneca após o almoço, geralmente entre as 14h e 16h. Ela não é apenas uma oportunidade para descansar, mas também tem uma relação com a hora da comida na cultura espanhola.

homem deitado no sofá com os olhos fechados e chapéu inclinado na testa
Siesta é uma tradição popular pelos espanhóis (Imagem: Canva)

Na Espanha, a hora do almoço é geralmente a maior refeição do dia e, por isso, a siesta permite que o corpo faça a digestão dos alimentos de forma adequada antes de retomar as atividades do dia a dia.

A siesta é, portanto, uma tradição importante na cultura espanhola que ajuda as pessoas a equilibrar a alimentação e o descanso durante o dia.

Bom, né?

Embora seja uma tradição, nem sempre todos conseguem seguir por causa da rotina de trabalho.

Sabia dessas curiosidades?

A Real te conta essa e muitas outras informações sobre a cultura de vários países. Fica de olho no nosso blog para não perder nada!