sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Carnaval no México: quando é, como ir e dicas de segurança

Poucas pessoas sabem, mas o Carnaval no México é uma das atrações mais ligadas ao carnaval brasileiro. Ele é conhecido por ser um evento animado e grandioso, assim como o nosso. Na verdade, existem vários países que se assemelham à nossa festividade. 

As cores intensas, fantasias criativas, músicas animadas e carros alegóricos marcam o festejo mexicano. Além disso, também é caracterizado pela diversidade, já que cada estado do país possui seus próprios ritmos, ritos e personagens tradicionais.

Por ser pouco conhecido aqui no Brasil, preparamos este artigo para que você conheça e se programe de forma correta antes de desembarcar em terras mexicanas. É preciso ficar atento em questões como moeda, documentação, clima e, claro, seguro viagem. Confira abaixo e boa leitura!

Conheça o Carnaval Mexicano!

Uma foto em close de objetos coloridos e típico do carnaval no méxico
As cores vibrantes marcam o Carnaval no México e transformam ruas e avenidas em verdadeiros palcos! (Fonte: Unsplash)


Apesar de ser uma festa bem ampla, normalmente a folia costuma se concentrar na cidade de Veracruz, onde o Carnaval é mais popular. Ela foi palco das primeiras festas, ainda no século XIX, quando os bailes de máscaras eram comuns nas ruas da cidade, sob o regime do imperador Maximiliano.

Veracruz encontra-se no litorâneo do leste mexicano, e seu carnaval é conhecido como o “mais alegre do mundo” (segundo os locais). Ele começa a partir da “queima do mau humor", que se trata de uma paródia interpretada por um grupo de teatro que põe fogo no “mau humor”, que representa um personagem ou fato atual.

Neste ano, o Carnaval no México começa dia 16 de fevereiro (quinta-feira) e vai até terça-feira , 21 de fevereiro. 

Ao final da festa, é realizada a simulação do enterro de Don Juan Carnaval, dramatização onde um texto humorístico é interpretado. 

Leia também: Carnaval de Nice: saiba tudo sobre essa festa!

Uma mulher fantasiada de uma tração típica do Carnaval no México
As fantasias do Carnaval no México variam muito e é possível econtrar modelos de todos os tipos. (Fonte: Unsplash)


Agora que você já conhece mais sobre o evento, ficou ainda mais claro como carnaval e México são duas noções inseparáveis. Além de Veracruz, vale a pena conferir a folia em Mazatlan, estado de Sinaloa. Nele, milhares de pessoas lotam as praias e ruas da cidade até o dia raiar.

As festas podem durar até 7 dias, e se destacam pelos bailes à fantasia, coroação da rainha e apresentações de bandas locais que alinham gêneros como rock e bolero aos compassos de mariachi

O estado de Mérida também proporciona festas tradicionais e familiares, e conta com uma incrível queima de fogos na Praça Juan Carnaval. Além disso, é possível desfrutar de concertos musicais, desfiles típicos e barcos alegóricos.

Por fim, vale à pena visitar Morelos para conhecer a animação do bloco dos chinelos e foliões mascarados. Nele, as pessoas percorrem as principais ruas da cidade, como  Jiutepec, Tepoztlán, Tlayacapan, Tlaltizapan, Yautepec, Axochiapan e Atlatlahucan.

Qual a documentação necessária para entrar no México?

Para visitar as terras mexicanas, é preciso que o viajante tenha um visto. Ele passou a ser exigido no final de 2021, ou seja, é preciso se preparar para solicitar a documentação com bastante antecedência.

A boa notícia é que, quem possuir visto norte-americano, japonês ou dos países que compõem o Espaço Schengen, está dispensado da apresentação do visto mexicano. Caso você não tenha, é preciso solicitar o documento e pagar uma taxa de U $48.

Outros documentos importantes são:

  • passaporte válido;
  • comprovante de vacinação contra Covid-19 e febre amarela;
  • comprovante de hospedagem;
  • passagens aéreas de ida e volta.

Zoom-out: muitas pessoas pensam que o México fica na América do Sul, mas, na verdade, ele faz parte da América do Norte, junto ao Canadá e Estados Unidos!

Como é o clima no México?

O México é um país que possui áreas com relevos baixos e altos. Enquanto a costa e as terras baixas possuem um clima quente e único (com estações chuvosas entre junho a setembro), no planalto central o clima é mais temperado. Já no norte do país, as cidades são mais secas e até mesmo desérticas (com verão bem quente e pouca chuva). 

Mas, afinal, qual é a melhor época para visitar o México? Bom, a melhor época é entre fevereiro e maio, justamente no início do carnaval mexicano. 

Em dúvida de como aproveitar o país? Leia também: Viagem para o México: conheça esse destino com a Real!

[EXTRA] Dicas para uma viagem segura ao México

Um homem fantasiado para curtir o Carnaval no México.
Saiba como aproveitar o Carnaval Mexicano da forma correta e segura! (Fonte: Unsplash)


É normal que, em qualquer viagem, fiquemos com algumas dúvidas sobre o que fazer para ter uma viagem tranquila. No caso do México, não é diferente, principalmente no período de carnaval. Por isso, confira abaixo algumas dicas de como se proteger corretamente:

Qual moeda levar ao México?

A moeda local no país é o peso mexicano. Essa moeda vale bem menos que o Real, o que vai te ajudar a dar aquela economizada nas despesas. Atualmente, 1 Peso mexicano é igual a 0,27 Real brasileiro.

 Ao contrário de outros destinos, não é preciso ou recomendável que você compre dólares para gastar no país, visto que o comércio entre dólares americanos no país não é aceito.

Para converter reais em pesos mexicanos, você precisa ir a uma casa de câmbio, de preferência no Brasil, pois o câmbio direto no México costuma ser mais desfavorável. Cartões de débito ou crédito também podem ser usados ​​no mercado interno. 

Porém, neste caso você tem que pagar o IOF - Brasil, impostos sobre operações de crédito, câmbio e seguro e tende a ser maior nas compras fora do Brasil.

Cuidado com a segurança

Apesar do México ser considerado um país seguro e pacífico, é preciso tomar alguns cuidados básicos que qualquer turista deve ter ao visitar um destino.

Sempre pesquise com antecedência sobre o local que você pretende visitar, bem como as avaliações de outros turistas que já conheceram o local. Lembre-se, também, de cuidar dos seus pertences com zelo para evitar furtos. 

Seguro Viagem 

Imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, isso é um fato. Cabe ao viajante saber como pode preveni-los o máximo possível para que não haja desperdícios de tempo e dinheiro, que podem ser exorbitantes.

Para garantir auxílio rápido, fácil e barato, é essencial contratar um Seguro Viagem para o México que cubra todas as suas necessidades. Por exemplo, com ele, você terá suporte em casos desde extravio de bagagem a emergências médicas. Contratá-lo pode ser mais fácil do que você imagina, faça a cotação e comprove:

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Leia mais em nosso artigo clicando aqui! E aí, o que achou da ideia de aproveitar o Carnaval no México? Para mais dicas e informações, acompanhe nosso instagram. Até a próxima!