sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O visto de viagem é necessário para entrar em Cancun?

Podemos afirmar, com muita facilidade, que Cancún é um dos lugares mais encantadores de toda a América! Com suas praias únicas que nos dão uma vista privilegiada para o mar caribenho, além de diversas atrações e festas, esse é um dos destinos mais escolhidos pelos viajantes.

Sendo uma das cidades mais belas do México, todas as pessoas precisam visitá-la pelo menos uma vez na vida! Mas, antes de embarcar, surgem algumas dúvidas: quais são os documentos necessários? O visto para Cancún é obrigatório? Preciso me preocupar com algo extra?

São essas e outras perguntas que responderemos ao longo deste artigo. Já adiantando: sim, Cancún precisa de visto de viagem! Porém, com algumas ressalvas que vamos explorar logo abaixo.

Se você está se planejando para conhecer o paraíso mexicano, então vem com a gente entender melhor sobre o visto e toda a documentação necessária!

Foto de uma das praias de Cancún, no México.
Qualquer parte de Cancún que você escolha ir oferece uma paisagem inesquecível!


Primeiro, o que é um visto de viagem?

Antes de fazermos qualquer viagem, geralmente precisamos nos preocupar com alguns documentos. O visto de viagem costuma ser um deles, mas nem sempre. O visto é uma autorização dada por um país à uma pessoa estrangeira, permitindo que ela entre no seu território e permaneça por algum tempo.

Geralmente, o visto é algum tipo de etiqueta ou carimbo feito no passaporte, mas isso não é regra. Existem alguns tipos diferentes de vistos, podendo ser até mesmo digital. É bem provável que você também já tenha escutado o seu nome em inglês por aí, Travel Visa, ou apenas Visa, mas o significado é o mesmo!

É normal que um visto tenha algumas limitações, como o tempo em que você pode ficar no país, os locais que você pode visitar, permissões para trabalhar ou estudar, validade, etc. Então, antes de viajar para qualquer destino que exija esse documento, você precisa verificar se está tudo certo com ele, caso contrário, o país irá te considerar imigrante ilegal. 

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que existem vários países que não solicitam o visto de viajantes com o passaporte brasileiro! Claro que isso facilita a entrada, mas também é normal que diminua a duração da estadia. Então, dependendo do tempo que você pretenda permanecer no país ou do objetivo da sua viagem, talvez o visto seja necessário de qualquer jeito.

É necessário um visto para entrar em Cancún?

Como falamos no início do artigo, sim, o visto para Cancún é necessário. Até pouco tempo, o México era um dos países na lista dos locais que não exigiam vistos brasileiros. Entretanto, as coisas mudaram um pouco. Desde dezembro de 2021, o Governo do México suspendeu temporariamente o Acordo de Isenção de vistos para as pessoas brasileiras que pretendem viajar para o país.

Foto mostrando uma pessoa deitada em uma cadeira de praia enquanto outras tomam banho no mar, em uma das praias de Cancún, no México.
Passar a tarde nas praias de Cancún é o sonho de muitas pessoas. Com a documentação facilitada para a viagem, fica mais fácil ainda realizar esse sonho!


Agora, caso você queira viajar para Cancún ou qualquer outra cidade do México, você precisa preencher o formulário de autorização eletrônica, que é uma espécie de visto digital. O documento é solicitado inteiramente online e de forma gratuita, então, não tem muito mistério pra fazer aquela viagem desejada há tanto tempo!

Infelizmente, a autorização não possui uma validade muito grande, tendo valor por apenas trinta dias após sua data de emissão - ou seja, você precisa solicitá-la até 30 dias antes da sua viagem. Em resumo, não adianta emitir o documento com meses de antecedência, senão terá que preencher tudo novamente.

Após adentrar no território mexicano, você pode permanecer no país por até 180 dias. Imprevistos podem acontecer, então, por segurança, não esqueça de imprimir pelo menos duas vias do documento!

Também é importante você saber que nem todo mundo vai precisar preencher o formulário de autorização eletrônica. Caso você possua um dos documentos que substituam o formulário, será ainda mais fácil visitar Cancún. São eles:

  • Documento que comprove residência permanente nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte. Também são incluídos todos os países que compõem o Espaço Schengen e a Aliança do Pacífico (Colômbia, Chile e Peru). 
  • Visto válido e vigente nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte e qualquer país pertencente ao Espaço Schengen.

Mesmo que o formulário cubra a maior parte dos casos, ainda existem algumas situações em que você talvez precise do visto físico.

Se você pretende viajar ao México por terra ou por mar, deverá portar o visto. Além disso, se a sua autorização eletrônica não for aprovada, também é necessário realizar a solicitação do visto mexicano junto ao consulado responsável.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d238194.00038497787!2d-86.98931939848156!3d21.121285335820236!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x8f4c2b05aef653db%3A0xce32b73c625fcd8a!2sCanc%C3%BAn%2C%20Quintana%20Roo%2C%20Mexico!5e0!3m2!1sen!2sbr!4v1651690270605!5m2!1sen!2sbr)__

Como preencher a autorização eletrônica?

O formulário pode ser preenchido e emitido rapidamente, direto no site do Instituto Nacional de Migração, e só precisa de algumas informações básicas suas, como:

  • Nome e sobrenome;
  • Sexo;
  • Nacionalidade;
  • Informações do seu passaporte de viagem;
  • Quanto tempo planeja ficar no México;
  • Se já visitou o país antes; etc.

Algumas outras informações pessoais são requeridas, mas o processo é simples e rápido. Você ainda pode acessar a página em português ou alguns outros idiomas, como inglês ou o próprio espanhol.

Por que essa medida foi tomada?

Segundo o governo mexicano, um problema recorrente são as migrações ilegais e o tráfico ilícito de pessoas.

Tem sido comum pessoas tentando entrar ilegalmente nos EUA e, pra isso, aproveitam a entrada facilitada através do México e a ajuda de alguns grupos criminosos do país.

A medida tem como principal foco proteger os visitantes legítimos e combater os grupos que lucram ilegalmente com essas migrações. Por isso a entrada aérea é facilitada, contanto que você preencha a autorização eletrônica, diferente das entradas por terra ou mar.

Se quiser saber mais, é só acessar a nota oficial no site do consulado.

Resumindo, a autorização eletrônica é essencial!

É importante retomarmos algumas coisas:

  • A Autorização Eletrônica deve ser solicitada de forma online e até 30 dias antes da sua viagem;
  • Após o embarque no México, você terá até 180 dias para permanecer no país;
  • Esse documento só é válido para quem viajar por via aérea, ou seja, de avião. Para quem pretende ir pelo mar ou por terra, é necessário um visto físico.
  • Pessoas com residência permanente ou visto válido em alguns países específicos, como os pertencentes ao Tratado de Schengen, não precisarão da Autorização Eletrônica.

A princípio, a medida é provisória e ainda não tem data de validade. Então, se atente às possíveis mudanças e não deixe de conferir diretamente no site das Relações Exteriores do México.

Foto de uma das praias de Cancún, no México, com vista pra vários prédios e coqueiros.
Sendo uma cidade voltada para o turismo, Cancún nunca fica sem atrações e lugares para conhecer.


E quais são os outros documentos necessários?

Além da autorização eletrônica, também é necessário você se preocupar com alguns outros documentos. É importante que você comprove que vai visitar Cancún apenas para turismo e, acima de tudo, que tem condições de se manter lá.

Vamos dar uma olhada nos outros documentos que você vai precisar:

Passaporte de viagem

O visto físico pode até ser dispensável, mas o passaporte continua essencial! Esse documento serve como uma forma de identificar as pessoas que decidam viajar para qualquer país do mundo. É ele que vai te permitir cruzar a fronteira e é emitido pelo próprio governo brasileiro, sem muita complicação.

O seu passaporte precisa ter uma validade de pelo menos 6 meses, incluindo a data de retorno ao Brasil.

É verdade que em alguns outros países da América do Sul o passaporte não é obrigatório, sendo possível viajar apenas com o RH. Esse não é o caso do México, então confira com antecedência se está tudo certo com o seu documento!

Documentos que comprovem a finalidade de turismo

O governo mexicano exige alguns comprovantes extras que afirmem que você pretende permanecer de forma legítima no país. São documentos essenciais em quase todo tipo de turismo, então já é esperado que qualquer viajante os possua.

Mesmo assim, é importante que você esteja ciente de todos eles e não esqueça de nenhum, pois esse pode ser um motivo que proíba a sua entrada no país.

Passagem de volta

É claro que você precisa chegar até Cancún de alguma maneira, então a passagem de ida não é segredo pra ninguém. Mas é muito importante frisar a necessidade da passagem de volta para o Brasil (ou com destino a algum outro país, caso você pretenda continuar viajando).

A passagem precisa estar impressa, senão a sua entrada corre o risco de ser negada. Isso é muito importante, pois é uma das maneiras de comprovar que você não pretende permanecer ilegalmente no país! 

Comprovante de Hospedagem em Cancún

Outro documento essencial é um comprovante de hospedagem. Tudo bem que Cancún é conhecida por ser uma cidade turística e ter vários hotéis, mas não adianta deixar pra procurar um lugar pra se hospedar só após o desembarque!

Ter esse comprovante impresso também é fundamental para evitar qualquer problema na sua entrada, então se organize com muita antecedência. Se você não planejar ficar em hotel, mas sim na casa de amigos, então é necessário levar uma carta-convite. O governo mexicano tem um modelo próprio que você pode seguir.

E se ainda estiver procurando um bom lugar pra ficar, separamos pra você as regiões mais interessantes de Cancún para se hospedar!

Foto de uma arara-vermelha em cima de um galho de árvore.
Pra quem gosta da natureza, a fauna e a flora de Cancún também são uma ótima atração. Vale a pena visitar os parques ecológicos!


Provas de recurso financeiro

Você precisa conseguir se manter financeiramente em qualquer país que resolva visitar, pelo menos no tempo exato da sua viagem. Para evitar qualquer imprevisto, alguns países pedem para que turistas apresentem comprovantes financeiros. No caso do México, não tem um valor mínimo, vai depender muito do período que você planeja permanecer no país!

Você pode levar cartões de crédito internacionais – de preferência com um bom limite – ou dinheiro em espécie. Caso opte pelo dinheiro, o ideal é levar em pesos mexicanos, dólares ou euros, já que vai ser muito mais fácil realizar pagamentos com essas moedas do que com o real.

Passagens Internas

Se você planeja conhecer outros lugares do México além de Cancún, então também vai precisar comprovar o transporte.

Não importa se as passagens vão ser de avião ou ônibus, se vai alugar um carro ou realizar a contratação de algum serviço de transporte específico: é necessário levar o comprovante impresso.

Antes de embarcar, contrate um seguro viagem!

E é claro que não tem como deixar de fora um dos detalhes mais importantes de qualquer viagem, o seguro!

Por mais que para entrar em qualquer cidade do México não seja obrigatório contratar um seguro viagem, é simplesmente essencial pensar na sua segurança. Os imprevistos que podem acontecer ao visitar um lugar novo são incontáveis, e o melhor é sempre se prevenir.

As coberturas do seguro podem ser muito variadas, como despesas médicas, hospitalares e farmacêuticas, extravio de bagagem, perda do voo ou até mesmo coberturas especiais para pessoas gestantes ou idosas. Viajando para Cancún, você vai precisar de um seguro viagem internacional, então já aproveita pra incluir o valor no seu orçamento!

__YFRAME(https://www.youtube.com/embed/qN7F5jDnvRY)__

No nosso site você consegue comparar os melhores preços e coberturas pra você, garantindo a qualidade da sua viagem. Seja pro México ou qualquer outro lugar, a melhor parte de viajar é conseguir aproveitar tudo sem nenhuma preocupação desnecessária.

Se você está se planejando para visitar Cancún, não deixe pra cotar o seu seguro viagem em cima da hora!

__CALLTOACTION(COTAR)__

A Real é a primeira comparadora de seguro viagem do Brasil, então temos experiência de sobra pra te ajudar nessa jornada. Se surgir alguma dúvida, é só entrar em contato conosco. E se quiser ficar sempre por dentro dos melhores descontos e dicas de viagem, acompanhe a gente no nosso Instagram!