sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

As 7 bibliotecas mais bonitas do Brasil

Passeio perfeito para os apaixonados por livros e o universo literário, conhecer algumas das bibliotecas mais bonitas do Brasil ao visitar as cidades nas quais elas se encontram pode ser uma experiência cultural muito rica. 

Neste artigo, vamos explorar desde a clássica Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro até a Biblioteca Nacional de Brasília, inaugurada em 2008.

Livros em estantes de uma biblioteca moderna
Bibliotecas são espaços tranquilos e belos que rendem ótimas experiências culturais (Fonte: Canva)


Além de conhecer a cultura e a história desses espaços, você também descobrirá quais cidades incluir em um roteiro de viagem para explorar as bibliotecas mais bonitas do Brasil. Vamos lá?

1. Real Gabinete Português de Leitura: um tesouro histórico no Rio de Janeiro

Estantes de livros do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro
Um dos edifícios mais belos do Rio de Janeiro, essa biblioteca vem ganhando destaque nas redes sociais (Fonte: Canva)


Entre todas as bibliotecas no Brasil, o Real Gabinete Português de Leitura é a mais imperdível para os amantes de livros, uma vez que ela está nas listas de bibliotecas mais lindas de todo o mundo, e guarda um acervo valioso. 

Criada em 1837 por um grupo de refugiados políticos portugueses que haviam migrado para o Brasil, a biblioteca já funcionou em outros lugares até o prédio atual ser inaugurado em 1887 e ser transformado em lugar público em 1900. 

São mais de 350 mil volumes, entre eles livros raros, bem como outras obras como esculturas, maquetes, manuscritos, entre outros. 

A beleza deste espaço faz sucesso nas redes sociais por render fotos e vídeos incríveis. A entrada na biblioteca é gratuita e funciona em dias úteis, das 10h às 17h.

Se o visitante quiser consultar os livros será necessário um agendamento prévio por e-mail, uma vez que, em razão do valor do acervo, não é permitido pegar os livros direto das estantes como em outras bibliotecas. 

No Rio de Janeiro ainda existem outras bibliotecas que valem muito a pena conhecer: a Biblioteca Parque de Manguinhos, que é um exemplo de arquitetura sustentável na cidade, bem como a Biblioteca Nacional, que possui o maior acervo de todo o país. 

2. Biblioteca Pública do Paraná: um marco da arquitetura modernista em Curitiba

Localizada em um edifício tombado como Patrimônio Cultural, esta biblioteca é uma ótima opção para conhecer ao visitar Curitiba, uma vez que ela fica no centro da cidade, podendo ser conhecida junto de outras atrações ao passear por lá. 

Ela é considerada um marco da arquitetura modernista na cidade, uma vez que seu projeto foi assinado pelo urbanista Lúcio Costa, também responsável, junto a Oscar Niemeyer, pelo projeto da capital Federal. 

Além da importância arquitetônica, histórica e cultural deste espaço, por lá você ainda poderá aproveitar a programação cultural que este local oferece, bem como realizar oficinas de criação literária

3. Biblioteca Nacional de Brasília: uma biblioteca imponente e moderna

Parte de importante espaço cultural da cidade, chamado de Complexo Cultural da República, e localizada na Esplanada dos Ministérios, visitar a Biblioteca Nacional de Brasília é indispensável em um roteiro pelo Distrito Federal.

Concebida junto ao plano original de Brasília, a biblioteca só veio de fato a ser construída mais de 40 anos após o primeiro decreto que a citava, e foi aberta ao público apenas em 2008. 

Ela foi projetada com o objetivo de democratizar o acesso à informação e, junto de outras edificações na Esplanada dos Ministérios, compõe uma paisagem urbana que possui importância histórica, arquitetônica e política para o Brasil. 

Outro espaço cultural em Brasília perfeito para os apaixonados por livros é a Biblioteca Central da Universidade de Brasília, que possui uma arquitetura moderna rodeada de verde que confere a ela uma estética muito bonita. Ela é muito bonita, tanto sua fachada quanto por dentro, com suas estantes de livros. 

4. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: uma joia arquitetônica em Belo Horizonte

E por falar em joias arquitetônicas, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa não podia ficar de fora dessa lista. Também obra do Oscar Niemeyer para o governo de Juscelino Kubitscheck, sua arquitetura é moderna e possui um belo jardim.

Localizada ao lado da Praça da Liberdade, ela une a tranquilidade de uma biblioteca à tranquilidade do verde das árvores. Nela, há também obras em braile e audiolivros, livros raros, acervo digitalizado e muito mais. 

Sua programação cultural oferece exposições artísticas, já que o espaço conta com uma galeria de arte. Por lá existem também salas para a promoção de cursos e um teatro. 

5. Biblioteca Mário de Andrade: uma homenagem ao modernismo em São Paulo

Fachada da Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo
A Biblioteca Mário de Andrade pode facilmente ser visitada durante um passeio pelo centro de São Paulo (Fonte: Canva)


Principal biblioteca pública da cidade de São Paulo e uma das instituições culturais mais importantes do Brasil, têm o segundo maior acervo do país, ficando atrás somente da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. 

Ela possui uma sala de obras raras com materiais de grande importância histórica, sua arquitetura é uma homenagem ao modernismo, tombado como patrimônio histórico, e fica na região da República, próxima a diversas outras atrações da cidade

Além de ser um importante espaço de pesquisa, ótima para estudar, ler e buscar informação, este espaço também oferece diversas atividades e eventos culturais ao público, com uma programação que sempre se renova e que pode ser conferida no site da cidade de São Paulo

6. Biblioteca Central do Estado da Bahia: uma biblioteca com arquitetura colonial em Salvador

E como falar de história, cultura e arquitetura sem citar a Bahia? A Biblioteca Central do Estado da Bahia foi a primeira construída no Brasil, possui arquitetura colonial que remete aos tempos da corte portuguesa e carrega mais de dois séculos de história. 

Ela possui um acervo variado, com mais de 600 mil arquivos, também duas salas de cinema, um teatro, uma galeria e também espaços destinados ao audiovisual. 

Leia também:

Conheça os mais lindos castelos no Brasil para visitar!

Os 10 melhores museus em São Paulo

7. Biblioteca Pública Municipal de Porto Alegre: uma biblioteca com arquitetura neoclássica no sul do país

Com prédio que começou a ser construído em 1912 e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, essa é outra biblioteca que, além de oferecer o prazer da leitura para seus visitantes, também possui uma arquitetura que remonta ao passado e à história do país. 

Localizada no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre, esse prédio tem arquitetura neoclássica e pode ser unida a um passeio por diversos lugares culturais nessa região da cidade. 

Ela conta com um Clube da Leitura que promove atividades sobre literatura, com escritores, shows, recitais, oficinas, palestras, lançamentos de livros, entre outros. 

Uma ótima opção de passeio cultural, histórico e arquitetônico!

Mulher lendo, com imagem do livro com ângulo de cima de sua cabeça
A própria experiência da leitura pode ser um passeio cultural! (Fonte: Canva)


Conhecer uma ou mais dessas bibliotecas pode ser uma ótima opção de passeio cultural, a qual pode muito te surpreender!

Esses espaços geralmente oferecem amplas programações culturais, fazendo com que você se depare com mais opções para além das estantes de livros e arquiteturas belíssimas. 

Sem contar que você ainda poderá pegar um livro emprestado, o qual trará uma nova perspectiva para a sua vida, com o poder que os livros tem! 

Assim sendo, dê uma chance para esses espaços, é uma opção perfeita para visitar com amigos, em casal ou durante uma viagem solo. Com essa lista, você já sabe quais bibliotecas ir. Bom passeio!