sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viagem para a ilha de Madagascar: informações, curiosidades e mais!

Madagascar se tornou um lugar conhecido principalmente em razão dos filmes de animação de mesmo nome. É um lugar com uma natureza impressionante e uma cultura muito rica, um viagem para a ilha de Madagascar pode render experiência incríveis!

Ela nem sempre foi ilha, seu território se separou de outro há cerca de 150 milhões de anos e foi para o mar, se transformando no que é hoje.

Em razão disso, em torno de 75% de sua flora e fauna são exclusivas. Um exemplo são o lêmure e o tenrec, que aparecem no filme Madagascar, animais que só existem por lá.

Lemures de Madagascar juntos em uma estrutura de madeira
Madagascar é um lugar muito exclusivo e único no mundo. São muitos os animais que só existem por lá


Apenas por contemplar a natureza e avistar espécies raras já vale a pena a viagem para a região, mas saiba que não é só isso que o lugar tem a oferecer.

Neste artigo, saiba o que visitar em uma viagem para a ilha de Madagascar e confira informações importantes para já começar a planejar essa experiência que tem tudo para ser incrível!

Onde fica e como chegar na ilha de Madagascar?

Madagascar é uma ilha localizada no continente africano, próxima de Moçambique, na costa leste da África e Oceano Índico. Ela é a quarta maior ilha do mundo, ficando atrás apenas da Groelândia, Nova Guiné e Bornéu.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d7734024.597969647!2d46.86765005!3d-18.82579995!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x21d1a4e3ea238545%3A0x5244e3c1977b1388!2sMadagascar!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1673873332520!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Para chegar até a ilha saindo do Brasil será preciso pegar um voo até Joanesburgo, na África do Sul, ou até Maputo, em Moçambique, e de lá pegar outro voo até Madagascar.

O que visitar em uma viagem para Madagascar?

Silhuetas de baobás de Madagascar no por do sol
Árvore nativa do continente africano, os baobás, juntos, formam uma paisagem bonita de se ver


Como citado, parte importante do roteiro de viagem para Madagascar terá a observação de animais e plantas raras. Se você aprecia a beleza de aves, saiba que por lá existem 120 espécies exclusivas, com as mais diversas cores e tamanhos.

Também são mais de 300 espécies de répteis, em especial o maior camaleão do mundo, que é natural da ilha, o Caluma Parsonii. Além disso, os parques nacionais de Madagascar sempre são citados nas listas mundiais de lugares para ir.

O lugar é conhecido como um dos principais no mundo para a prática de trekking, e as trilhas da região oferecem paisagens de beleza única, passando por áreas com vulcões extintos e animais exóticos.

No que diz respeito a cultura, a população local é considerada indo-asiática, mesmo o país estando localizada na África. Isso porque os primeiros habitantes da ilha vieram de terras localizadas nos Oceanos Índico e Pacífico. A principal etnia local é o Malagasy, que vem de um povo com descendência da Indonésia.

Madagascar também já foi colônia da França, tendo, portanto, também influência europeia. Apesar das riquezas naturais, é um dos lugares mais pobres no mundo, sua economia se baseia na agricultura, mineração, pesca e produção têxtil. O turismo vem crescendo nos últimos anos e gerando desenvolvimento para a região.

Lugares que você pode visitar em uma viagem para a ilha de Madagascar são:

  • Antananarivo;
  • Parque Nacional de Ranomafana;
  • A aldeia malgaxe Ambalavao;
  • Parque Nacional Isalo;
  • Ambositra;
  • Anakao;
  • Nosy Ve;
  • O Comboio da Selva;
  • Avenida dos Baobás;
  • Parque Nacional dos Tsingy.

Informações para considerar no planejamento de sua viagem

Mar, barco e por do sol de praia de Madagascar
Assim como aparece no filme de animação de mesmo nome, Madagascar possui praias paradisíacas


Toda viagem exige um planejamento, e viagens para lugares distantes, fora do Brasil, requerem ainda mais cuidado. Porém, não se preocupe, pois aqui neste artigo você encontra todas as informações importantes para considerar em uma viagem para Madagascar.

Clima e melhor época para visitar

Os meses de maio e outubro são considerados os melhores para visitar esta região. Isso porque a possibilidade de chuva é baixa e as temperaturas estarão mais agradáveis, com uma média de 25°C durante o dia e com mínimas de 9°C durante a noite.

Leve roupas leves para os passeios ao longo do dia e não deixe de incluir na mala casacos e outros itens para o clima mais fresco das noites de Madagascar.

De um modo geral, novembro a abril é uma época mais chuvosa por lá, enquanto que de maio a outubro o clima estará mais seco.

No entanto, o clima do país é bastante variado devido à sua geografia, então após organizar o seu roteiro de viagem verifique o clima e melhor momento para ir em cada cidade ou local pretendido, uma vez que a depender da região as condições climáticas podem ser diferentes dessa orientação mais geral.

Moeda e quanto custa uma viagem para Madagascar

A moeda de Madagascar é o Ariary Malgaxe. O indicado é que você troque o Real pelo Euro e viaje para o país com a moeda europeia. Ela é a mais aceita no país.

No entanto, há um limite, podendo retirar em caixas eletrônicos do país até 150 Euros por transição. Assim sendo, busque opções para realizar a troca do Euro pelo Ariary Malgaxe.

O mais indicado é buscar casas de câmbio nos aeroportos. O aeroporto de Ivato é uma ótima opção, pois possui taxas parecidas com as dos bancos. Preste atenção nas taxas!

Em razão da longa distância (10.400 km) entre o Brasil e Madagascar, apenas o preço das passagens aéreas já é alta, em torno de 10 mil reais atualmente. Já no que diz respeito a hospedagem, passeios e transportes dentro da ilha, os custos para uma semana giram em torno de 10 a 15 mil, tendo uma média para todos os gastos de 20 a 30 mil reais.

Lagarto verde presente na ilha de Madagascar
A diversidade de répteis também chama a atenção na ilha de Madagascar. São espécies únicas das mais diversas cores


Documentos necessários

Para entrar no país será necessário levar consigo o passaporte, com validade mínima de seis meses, também o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela e contra a Covid-19.

Ao chegar na ilha, você pode solicitar o visto de entrada. Para maiores garantias de que sua permanência por lá seja permitida, emita uma "Autorização de Desembarque" através do iVisa, que pode ser feita online.

Para isso, acesse o site do iVisa, que é um portal internacional de autorização de viagens e missão de vistos, selecione os destinos de origem e destino, preencha as informações solicitadas e faça o pagamento da taxa para a realização do serviço.

Com um prazo de no máximo sete dias você receberá o documento por e-mail, o imprima e leve consigo para apresentar ao desembarcar em Madagascar e garantir o seu visto de turista, que pode ser de 30 dias ou 60 dias.

Outro documento que você deve ter em mãos em uma aventura como essa é a apólice de um seguro viagem. Esta experiência pela ilha de Madagascar terá trilhas, safáris, e, se for do seu interesse, a prática de esportes.

Essas atividades, somadas à diferença linguística, gastronômica, cultural e econômica, exigem uma atenção especial para situações de imprevistos, sejam acidentes, doenças, perda de documentos ou bagagens, entre outras situações que podem acontecer.

Com um seguro viagem você terá assistência para as mais diversas situações por um valor bastante acessível. Ao escolher seu plano, considere a sua situação de saúde, as atividades que você realizará na viagem e outros fatores que podem ser essenciais ter uma proteção e contrate coberturas de acordo com isso. Faça uma cotação e veja as opções disponíveis:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Além da documentação citada, lembre de levar consigo uma identificação, como o RG, também dinheiro em Euro para trocar em casas de câmbio ao estar em Madagascar e outros itens essenciais, como protetor solar, itens de higiene, roupas adequadas, entre outros.

Se você se interessa por turismo ecológico, natureza e aventura, talvez você se interesse por outros destinos, como a Austrália, que também possui animais exóticos e exclusivos, ou a Indonésia, que possui destinos de praias paradisíacas (como Bali!) e uma cultura que lembra Madagascar.

Bom, agora que você já sabe o que precisa para realizar essa viagem incrível que te oportunizará conhecer espécies vegetais e animais raras e exclusivas da ilha e mergulhar na cultura Malgaxe, é hora de colocar a mão na massa para realizar esse sonho. Boa viagem!