sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viagem para África do Sul: melhor época e roteiros!

Você sabia que a África do Sul é conhecida como a “nação arco-íris”? Devido a sua diversidade de etnias e tradições, o país mais ao sul do continente africano é um lugar rico em cultura e história.

O país com maior número de línguas oficiais do mundo entrou no roteiro dos viajantes amantes da natureza, e se você sonha em fazer um safári, saiba que lá é o destino ideal. 

Mas além disso, a África do Sul guarda grandes centros urbanos, praias, vinícolas, museus e muito mais! Leia o artigo para saber o que fazer no país e ainda confira informações sobre documentação, melhor época, segurança e muito mais!

Girafa em safári da África do Sul
A África do Sul é muito conhecida pelos safáris, mas vai muito além disso! Leia para conhecer os atrativos desse país. (Fonte: Unsplash)


Informações importantes sobre a África do Sul

Para aproveitar sua viagem para a África do Sul é preciso saber algumas informações, como documentação necessária para entrar no país e melhor época para visitar. Acompanhe para saber essas e outras informações importantes!

O que é preciso para viajar para a África do Sul?

Para brasileiros conhecerem a África do Sul não é preciso visto! Basta apresentar um passaporte válido e o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela. 

Além disso, é importante ter um seguro viagem para aproveitar seu passeio com tranquilidade. Apesar de não ser obrigatório, o seguro pode te ajudar em imprevistos como problemas de saúde e extravio de bagagem.

Cotando pela Real, a primeira comparadora de seguro viagem do Brasil, os planos de seguro com cobertura Covid saem a partir de R$ 15,00 por dia de viagem. Acesse nosso artigo sobre seguro viagem para África e entenda!

Qual a melhor época para viajar para África do Sul? 

As estações do ano na África do Sul são iguais as do Brasil, com o verão de dezembro a março e inverno de junho a setembro. Em Cape Town, a cidade do Cabo, os verões são quentes e com poucas chuvas.

Então, de dezembro a março é ideal para curtir as praias e trilhas. Já em Joanesburgo o verão é chuvoso e o inverno seco. Por isso, se o objetivo for fazer os safáris no Kruger National Park, a maior reserva natural da África do Sul, a melhor época é entre os meses de junho e agosto.

Nesses meses a vegetação fica mais seca e os animais precisam se movimentar mais para encontrar água, facilitando a visualização. E para encontrar temperaturas amenas e menos riscos de chuva, é uma boa visitar a África do Sul na primavera ou outono.

Quantos dias ficar na África do Sul?

A resposta dessa pergunta depende muito do seu orçamento e de quanto tempo tem disponível para conhecer o país. De modo geral, recomendamos de 8 a 12 dias para conhecer as duas principais cidades do país, Johannesburgo e Cidade do Cabo, além dos safáris e vinícolas.

Mas caso tenha menos dias disponíveis, você pode optar por conhecer apenas um destino e aproveitá-lo ao máximo. Em 4 dias é possível conhecer a maior parte das atrações da Cidade do Cabo, e recomendamos 3 dias para cada safári.

É seguro viajar para a África do Sul?

Muitos viajantes preocupam-se quanto à segurança numa viagem para a África do Sul. Os crimes cometidos contra os turistas são bem raros, e geralmente são furtos simples e sem violência.

Por isso, é importante ter atenção aos seus pertences e evitar sair das zonas turísticas. Isso porque os índices de violência fora das áreas turísticas são altos, principalmente as taxas de violência sexual.

O que fazer na África do Sul

A África do Sul está no extremo sul do continente africano e é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico. Lembra do Cabo da Boa Esperança, que aprendemos na escola? Fica na África do Sul!

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d23744970.420543816!2d22.93130896036016!3d-34.17594388303446!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x1c34a689d9ee1251%3A0xe85d630c1fa4e8a0!2s%C3%81frica%20do%20Sul!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1672073212867!5m2!1spt-BR!2sbr)__

O país tem três capitais: a judiciária em Bloemfontein; a legislativa, na Cidade do Cabo; e a executiva, em Pretória. Já Joanesburgo, apesar de não ser uma capital, é a maior cidade da África do Sul.

Johannesburgo

A cidade de Johannesburgo é uma das maiores da África do Sul, e é lá que fica o Aeroporto Internacional Oliver Tambo, o maior do país. Se possível, reserve pelo menos 3 dias para conhecer os principais atrativos da cidade. São eles:

  • Museu do Apartheid, que além de apresentar itens históricos tem o objetivo de conscientizar os visitantes;
  • Mandela House Museum, no município vizinho de Soweto;
  • Gold Reef City, um parque aquático com casino;
  • Constituição Hill, sede do Tribunal Constitucional da África do Sul com abriga mais de 200 obras contemporâneas;
  • Hector Pieterson Memorial, também em Soweto, é em homenagem ao jovem que foi morto durante o apartheid;
  • Lion and Safari Park, reserva em Broederstroom, no norte de Johannesburgo, com diversos animais.
Prédios no centro de Johannesburgo, África do Sul
Johannesburgo é cheia de pontos históricos e culturais, e ainda é próxima de atrações naturais e safáris. (Fonte: Unsplash)

Cape Town

Cape Town ou Cidade do Cabo, é a segunda maior cidade sul-africana e uma das cidades mais inovadoras do mundo. É um dos principais destinos turísticos do país, cheia de trilhas, reservas naturais e praias famosas.

Não deixe de visitar as praias Clifton, Camps Bay e Boulders Beach. A trilha na Montanha da Mesa, ou Table Mountain, é a mais famosa, já que essa montanha marca a paisagem da cidade. 

Vista aérea da Cidade do Cabo, na África do Sul
Cape Town é uma grande, mas tranquila, cidade sul-africana. (Fonte: Unsplash)

Outros atrativos são:

  • Cabo da Boa Esperança;
  • Ilha Robben (onde Nelson Mandela ficou preso por 28 anos);
  • Porto de Victoria & Alfred Waterfront, um dos cartões-postais da cidade;
  • Kirstenbosch National Botanical Garden, jardim botânico situado nos pés da Montanha da Mesa;
  • Cape Point, onde fica uma reserva natural e intocada, com praias desertas, penhascos e vida selvagem, como antílopes e babuínos;
  • Aquário Dois Oceanos, que tem esse nome devido ao encontro dos oceanos Atlântico e Índico, que ocorre na África do Sul.

Porto Elizabeth

Porto Elizabeth é uma cidade costeira que é o ponto de partida ou chegada da Garden Route, um roteiro que passa pelos principais atrativos do país: praias, vinícolas, florestas, cavernas, entre outros. Os principais pontos da Garden Route são:

  • Mossel Bay, onde fica o Gondwana Game Reserve, famoso parque para safári;
  • Knysna, ideal para fazer observação de baleias e passeio de caiaque;
  • Plettenberg Bay;
  • Storms River, lá está o maior bungee jump de ponte do mundo na Ponte Bloukrans;
  • Jeffrey’s Bay, com praias boas para surfar, como a Supertubes;
  • Porto Elizabeth.
Búfalo no Kragga Kamma Game Park em Porto Elizabeth, cidade da África do Sul
Porto Elizabeth é ponto de início ou final da Garden Route e da Rota 62 de vinhos. (Fonte: Unsplash)

Em Porto Elizabeth os principais atrativos são os naturais, como o Kragga Kamma Game Park e o Addo Park Elephant.

Safáris

Como falamos, a maioria dos turistas visita a África do Sul para fazer os safáris. E são vários os parques onde é possível ver os animais selvagens de perto. Os três mais famosos são Parque Nacional Kruger, Parque Nacional de Pilanesberg e Reserva Sabi Sands.

O Parque Nacional Kruger fica próximo a Johannesburgo e tem quase 20.000 km² de extensão. Devido a sua grande diversidade de animais, é um dos pontos mais fáceis de avistar os "Big Five”: elefante, búfalo, leopardo, rinoceronte e leão.

Rinocerontes no Parque Nacional Kruger, na África do Sul
O Parque Nacional Kruger é um dos maiores do país e ideal para avistar os big 5. (Fonte: Unsplash)

Já o Parque Nacional de Pilanesberg é ainda mais próximo do aeroporto de Johannesburgo. Então se você tiver pouco tempo de viagem é uma ótima opção para poupar deslocamento. Nele também é possível ver os "big 5" e fazer o safári tanto com com tours e guias, quanto o self-drive, em que você dirige sozinho pelas estradas demarcadas. 

A Reserva Sabi Sands fica ao lado do Parque Nacional Kruger e, ao contrário das opções anteriores, é uma reserva privada. É a mais antiga do país e nela só é possível fazer o safári com o guia, já que o self-drive é proibido. 

A principal diferença entre os safáris em reservas privadas e em parques nacionais é justamente essa: nos parques nacionais é possível fazer o safári por conta e em opções mais econômicas. Já nas reservas privadas o passeio é feito em jipes e a hospedagem é obrigatoriamente dentro da reserva (geralmente em lodges).

Vinícolas

Sabia que a África do Sul é um excelente destino para os amantes de vinhos? A região é famosa pela degustação de vinhos de altíssima qualidade e pela produção da uva Pinotage, exclusiva da África do Sul.

Vinícola em Stellenbosch, na África do Sul
Stellenbosch, a segunda colónia europeia mais antiga na África do Sul, é um dos destinos de vinhos do país. (Fonte: Unsplash)

A Rota 62, que sai da Cidade do Cabo, é a rota vinícola mais longa do mundo, e passa por Paarl, Wellington, Tulbagh, Worcester, Robertson e Pequeno Karoo.

Se você gosta de aventura, unir a visita às vinícolas e as Montanhas Drakenstein é uma ótima opção. Lá é possível fazer trilhas e também degustar queijos.

FAQ: Tire suas dúvidas sobre a viagem para África do Sul 

Tem mais alguma dúvida sobre a viagem para a África do Sul? Veja nossas perguntas frequentes e viaje tranquilo!