sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Roma: o que fazer na cidade e como viajar pagando menos

A cidade de Roma é uma das mais importantes e visitadas do mundo, principalmente após ser declarada como a capital da Itália. Por si só o país atrai milhões de turistas todos os anos, mas as construções históricas e únicas têm grande importância nisso.

Historiadores acreditam que a fundação da cidade ocorreu há mais de 8 séculos antes de Cristo, ou seja, todo o local é um verdadeiro museu a céu aberto. Roma já foi palco para inúmeros fatos históricos, sendo uma das únicas cidades que preservam a identidade remota.

Então, para facilitar a vida de quem deseja conhecer essa bela cidade, neste post reunimos as principais informações a respeito da história e atrações para você aproveitar cada segundo. Boa leitura!

Conhecendo Roma


A praça do Capitólio.
Roma é um dos destinos mais apaixonantes que existem. Saiba tudo sobre a cidade com este artigo!

Como dissemos, a capital da Itália é uma das cidades mais antigas do mundo. Desde seu surgimento, diversos episódios históricos marcaram a história do local, bem como algumas lendas que cresceram com seus habitantes.

A criação de Roma é tão remota, que muitos começaram a chamá-la de a Cidade Eterna, visto que desde então ela sempre foi ocupada.

A história mais popular sobre a fundação de Roma, com certeza é a que conta a história dos irmãos Rômulo e Remo. Segundo a lenda, ambos foram alimentados por uma loba às margens do Rio Tibre, local este que decidiram fundar a cidade. 

A reviravolta é que, durante uma briga, Rômulo acabou matando Remo e decidiu por construir a cidade sozinho e batizá-la com uma variação de seu nome. A cidade foi crescendo cada vez mais, e seu divisor de águas no que diz respeito a desenvolvimento ocorreu logo após a Idade Média.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade sofreu muito com bombardeios e ataques constantes, mas não chegou a sofrer com destruições irreparáveis. Com o fim do conflito, a cidade foi novamente ocupada de forma rápida, se tornando uma das cidades mais estáveis do continente europeu. 

Qual a melhor época do ano para visitar Roma?


Uma mulher tirando foto da praça de capitólio.
Independente da época do ano, você poderá aproveitar totalmente a cidade!

Agora que você já conhece mais sobre a história de uma das cidades mais famosas do mundo, está na hora de saber qual a melhor época do ano para visitar Roma. 

A verdade é que o clima da Itália é caracterizado como mediterrâneo, isso significa que no inverno as temperaturas costumam ser mais amenas ao passo que a umidade fica lá em cima. O inverno romano costuma acontecer nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. 

Já durante o verão, o clima fica bastante quente e seco. Uma curiosidade é que durante o verão romano (que acontece entre o fim de junho e o final de setembro) os dias são muito mais longos. Chega a ser normal ter sol às 21h e fazer 40ºC ao longo do dia, então não se surpreenda.

Em resumo, depende da preferência do viajante. A temperatura média nas outras estações do ano é de 20ºC, então, sempre haverá uma forma de desbravar o que a cidade tem a oferecer aos turistas!

Onde se hospedar em Roma?

Existem diversas opções para os turistas se hospedarem em Roma, muitas baratas e outras mais caras. A verdade é que depende muito do intuito do viajante, se ele está sozinho e qual o orçamento disponível.

O lado bom é que existem hotéis para todos os gostos e orçamentos. Antes de escolher o seu, verifique se não irá gastar muito em transporte. Muitas pessoas escolhem hotéis mais baratos e afastados, mas acabam gastando muito mais em passagens. Avalie as variáveis!

A maioria das principais atrações turísticas de Roma se encontram no centro da cidade. Para ter uma ideia, todo o centro de Roma é considerado como patrimônio da humanidade pela Unesco, devido ao seu grande valor histórico. 

Roma também possui muitos bairros residenciais que, apesar de não serem no centro da cidade, ainda assim é perto e ajudam a fazer aquela baita economia! Caso prefira, também considere se hospedar em um hostel!

O que fazer em Roma? Dicas de roteiro!

Organizar o roteiro para conhecer essa incrível cidade é parte fundamental para todos os viajantes.

É impossível não se apaixonar por tudo que Roma pode oferecer, mas é preciso ter planejamento para aproveitar cada segundo e o máximo de pontos turísticos possíveis!

Coliseu

 __REVIEW__

Provavelmente o destino mais famoso desta lista, a visita ao Coliseu deve ser mediada por um guia especializado e com permissão da instituição responsável por manter o monumento. 

O que poucos turistas sabem é que também podem conhecer os fóruns internos, e não somente a parte externa do Coliseu. 

Cá entre nós, você também pode visitar outros subterrâneos nesta região. Não esqueça de conferir com seu guia!

Mercado de Trajano

Este passeio é perfeito se você estiver interessado na história da cidade. Você sabia que o Mercado de Trajano é o primeiro shopping center coberto do mundo?

Embora menos conhecido que o Coliseu, o mercado ainda mantém muito do seu visual original, o que atrai milhares de turistas todos os ano.

O monumento foi construído no século II d.C., este enorme complexo tem 6 andares e mais de 150 estabelecimentos comerciais.

Em 2007, o Museu do Fórum Imperial foi inaugurado dentro do Mercado de Trajano, oferecendo uma visão da reorganização de partes do antigo prédio do Fórum.

O mercado fica ao lado das ruínas do Fórum de Trajano, onde também está localizada a famosa Coluna de Trajano, onde atualmente existe um painel que conta toda a história local.

Praça do Capitólio (Piazza del Campidoglio)

A praça vista de um Ângulo baixo
A praça pode ser visitada por todos os turistas, mas é sempre bom contratar um guia local para te ajudar nessa aventura!

A Praça do Capitólio é um marco na capital italiana e uma das sete colinas históricas sobre as quais Roma foi construída.

Atualmente considerada uma das "Praças do Poder", abriga a sede da Comune de Roma - uma espécie de prefeitura brasileira.

No local, você também pode visitar os Museus Capitolinos, um dos museus mais antigos do mundo e que fica aberto ao público. 

Uma vez dentro do museu, você pode ver o Colosso de Constantino, considerado uma das obras mais importantes da escultura romana.

A Praça do Capitólio também é famosa pela transformação de Michelangelo, que projetou a Cordonata, a escadaria que leva à praça.

Ao subir a Cordonata, você verá uma réplica da estátua de bronze de Marco Aurélio. O monumento original está localizado no Museu Capitolino.

Precisa de visto para visitar Roma?

Como todos os países que fazem parte da União Europeia, não é necessário requisitar visto consular caso o viajante queira apenas visitar Roma a turismo. Se você quiser passar mais de 90 dias no destino, será preciso requisitar um visto antes de sair do Brasil.

As leis da Itália só permitem que o turista fique mais de 90 dias no país caso possua o visto emitido por repartição consular. Outra possibilidade é se o viajante, já na Itália, tiver algum impedimento grave que o impossibilite de retornar ao seu país de origem. 

Como a Real pode te fazer pagar menos na viagem para Roma?

imagem do coliseu sob a luz do sol de tarde.
Um dos monumentos mais antigos e belos do mundo, o Coliseu é parada obrigatória para qualquer viajante!

É normal que muitas pessoas se questionem sobre contratar ou não um seguro viagem antes de iniciarem uma jornada. Garantir amparo para suas viagens é uma das melhores maneiras de assegurar que elas não serão prejudicadas por imprevistos.

E esse é o papel da Real, nós somos a primeira comparadora de seguros de viagens do Brasil! Isso significa que nosso objetivo é reunir todos os planos oferecidos pelas seguradoras e apresentar para o viajante aquele que melhor se encaixa em seu perfil e pelo menor preço possível. 

Planejar uma viagem dá trabalho, mas vale a pena. Imprevistos acontecem, mas nada impede o viajante de estar preparado para melhor lidar com eles, e é exatamente neste ponto que o auxílio demonstra ser tão importante. 

Considerando o valor que normalmente esses planos de seguro cobram, no final das contas uma das suas principais vantagens acaba sendo a economia de tempo e dinheiro

As indenizações e assistências oferecidas pelo plano seguro podem ser facilmente compensadas pelo preço.

Leia também: O seguro viagem para Roma é obrigatório?

Como contratar o seguro viagem?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o seguro viagem, está na hora de vermos como contratá-lo!

O processo é bastante simples, basta solicitar a cotação pelo próprio site da Real! Clique no botão abaixo e aproveite os melhores preços:

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Bem simples, não é? Caso você prefira, também pode conversar com um dos nossos atendentes através do WhatsApp! Somos pessoas ajudando pessoas, então pode contar com nosso suporte quando precisar.

O seguro viagem é indispensável para todos os perfis de viajantes, e pode ser a escolha perfeita para quem quer viajar com segurança!