em viagem
em viagem

8 erros ao contratar seguro viagem que você não deve cometer!

Tem gente que acha que não precisa de seguro viagem, ou acha complicado comprar. Mas a verdade é que além de essencial para qualquer destino, o seguro viagem é um produto fácil de adquirir e de usar.

E o melhor, você não precisa gastar uma fortuna para conseguir o plano de seguro viagem certo para você. Para você não errada mais na hora de comprar um seguro viagem e viajar verdadeiramente protegido, montamos esse guia!

Confira agora os 8 erros mais comuns que os viajantes cometem na hora de comprar o seguro viagem!

Mulher com braço para fora de janela de carro em estrada
Viajar seguro torna todos os passeios mais gostosos! Quer saber como não errar na hora de contratar o seguro viagem? Leia e entenda!


1 - Achar que não precisa do seguro

O primeiro não poderia deixar de ser esse! Muitas pessoas acham que não precisam do seguro viagem. Lógico que nunca esperamos que algo ruim aconteça na viagem. Mas é importante entender que os imprevistos são, justamente, imprevistos.

É impossível ter certeza que a sua bagagem não será extraviada naquele voo, ou que você não terá uma intoxicação alimentar, ou ainda que a viagem não precisará ser antecipada ou adiada, ou até mesmo cancelada.

O seguro não só vai te ajudar a lidar com essas e outras situações de forma mais simples, como também evitará gastos financeiros muito além do planejado. Já imaginou planejar toda sua viagem para caber no seu orçamento e voltar do destino com dívidas enormes? Isso afetará não só a própria viagem, mas também o seu dia a dia após ela.

2 - Não comparar os planos de seguro viagem

Existem diversos planos de seguro viagem de várias seguradoras. Comprar da primeira que aparecer provavelmente sairá caro. A melhor opção é usar o comparador da Real Seguro Viagem. Além de visualizar todos os planos numa mesma tela, nós conseguimos os melhores preços das melhores seguradoras do mercado. É garantia de economia!

3 - Preencher as datas de forma incorreta

Na hora de comprar o seguro viagem é solicitada as datas de início de viagem e término. É fundamental que você coloque nessa data o dia que você sairá da sua residência e o dia que retornará para ela.

O erro aqui está em colocar como data inicial o dia que você chega no destino, e como data final o dia que você sai de lá. Isso pode trazer grandes problemas caso aconteça algo com seu voo, por exemplo.

Pessoa preenchendo checklist de viagem em caderno
Ter um bom planejamento de viagem te ajudará a evitar erros na hora de contratar o seu seguro viagem.


4 - Não contratar o seguro viagem de acordo com seu perfil de viajante

Tem gente que gosta de viajar para fazer compras, ou está viajando a negócios, que gosta de fazer trilhas, curtir a gastronomia local e muitas outras possibilidades. Mas o que isso tem a ver com seguro viagem?

Bom, o seu estilo de viagem é que definirá quais coberturas você precisa! Uma pessoa que gosta de esportes radicais, por exemplo, precisará de um plano de seguro viagem que cubra acidentes nessas ocasiões. Já um viajante que esteja levando itens de valor na sua mala precisará de uma cobertura para bagagens maior.

5 - Comprar um plano de seguro viagem que não cubra as exigências do seu destino

Alguns países têm exigências específicas sobre o seguro viagem. Os países europeus participantes do Tratado de Schengen, por exemplo, exigem que os turistas tenham uma apólice seguro viagem com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 40 mil Euros.

Outros destinos que exigem seguro viagem para visitantes são Cuba e Chile, então procure saber se o país que deseja conhecer exige o seguro viagem e, se sim, quais as exigências de valores e coberturas.

6 - Omitir informações na hora de contratar

Sabemos que você quer economizar e que não quer que nada aconteça durante sua viagem. Mas nunca oculte informações importantes na hora de contratar o seu plano de seguro viagem.

É comum que os atendentes perguntem se você possui alguma doença pré-existente, a sua idade, se você vai praticar algum esporte e outras informações da sua viagem. Isso é essencial para que a gente possa te ajudar a escolher o plano correto e que vai te ajudar num momento de necessidade.

Por exemplo, se você tem mais de 70 anos apenas um plano que tenha cobertura para essa idade poderá cobrir os gastos com despesas médicas, se necessário. Então, não esconda ou altere informações importantes, pois pode prejudicar o seu atendimento no futuro.

7 - Não ler a apólice

Na apólice estão todas as informações do seguro viagem que você contratou. Desde as coberturas, valores, até os telefones de contato da sua seguradora. Então, assim que fechar negócio e receber sua apólice, leia ela cuidadosamente.

8 - Não conhecer as coberturas do seu plano

Com a apólice em mãos, você poderá ver as suas coberturas contratadas. É importante entender como elas funcionam e em que situações você pode acionar o seguro. Alguns viajantes até esquecem que tem direito a algumas coberturas e passam sufoco por isso.

Câmera, caneta, caderno, lupa e xícara sobre mapa
Se você cometia algum desses erros na hora de contratar seguro viagem, saiba que agora você vai economizar e aproveitar muito mais suas viagens!


Saiba mais informações sobre o seguro viagem aqui

Agora que você já conhece os erros mais comuns sobre o seguro viagem, está na hora de comprar o seu! Então, você sabe que comprar por uma comparadora é mais barato  e mais prático, que você deve adquirir um plano compatível com seu estilo de viagem e com coberturas que são importantes para você e exigidas pelo seu país de destino.

Com a Real é só clicar no botão abaixo, colocar as datas da sua viagem e o destino e cotar!


E se surgir qualquer dúvida é só entrar em contato com nossa equipe de vendas pelo WhatsApp! Comprando o seu seguro viagem com a Real você terá acesso ao aplicativo SEU, onde você pode entrar em contato com sua seguradora usando apenas a internet.

Tem alguma dúvida sobre o seguro viagem? Veja a nossa FAQ!

Saiba mais sobre o assunto:

Basta preencher o destino e o período da viagem, selecionar o plano desejado, preencher os dados do(s) viajante(s) e realizar o pagamento em cartão, boleto ou PIX.
Sim, é possível contratar o seguro quando você já está em viagem. Porém, será necessário assinar um termo de boas condições de saúde no momento da contratação. Recomendamos que escolha e contrate o seu plano antes de viajar. Assim, além de estar protegido durante todo o percurso (inclusive contra extravio de bagagens), você poderá escolher o plano adequado com mais calma.
Desde que você nos informe com pelo menos 1 dia útil de antecedência do início da vigência do seguro contratado, nós realizamos mudamos as datas do seu seguro sem nenhuma taxa.