Seguro Viagem Como Funciona?

Viajar com frequência é uma sambição da grande maioria das pessoas.

Afinal, cada país do mundo é capaz de oferecer uma experiência diferente em termos de cultura, gastronomia, paisagens, lazer...

Uma das únicas formas de aproveitar o melhor de cada um dos seis continentes é com tranquilidade e planejamento – algo que muitas pessoas costumam deixar em segundo plano.

Além dos gastos com a viagem em si, hospedagem e itinerário, há um ponto muito importante a ser levado em consideração antes de embarcar: entender como funciona um seguro de viagem.

Mas em meio a tantas seguradoras, planos disponíveis, como escolher o mais adequado para cada perfil de viajante?

Ao contar com um comparador prático, ágil e eficiente, isso se torna mais simples de ser feito, sendo ideal saber como usá-lo.

Entenda como funciona um seguro de viagem

Um seguro de viagem nada mais é do que uma apólice que engloba diferentes tipos de coberturas para necessidades específicas.

Entender mais sobre seguro viagem como funciona vai além de saber se ele é obrigatório ou não para o país a ser visitado, incluindo, também, o planejamento das atividades a serem feitas e a análise de cada indivíduo que vai embarcar.

É por isso que contar com versatilidade de planos e variedade em cada seguradora que ofereça esse serviço é essencial!

Basicamente, ao adquirir um seguro de viagem, é preciso ler cada apólice disponibilizada e cruzar seus planos com o as atividades previstas, sejam elas voltadas para lazer, trabalho ou estudo.

Há mais a ser levado em conta na hora de escolher o plano ideal para cada grupo de viajantes ou indivíduo, sendo importante compreender cada ponto sobre essa fundamental escolha que promove bem estar e qualidade de vida ao viajar.

Em que países é obrigatório ter um seguro de viagem?

Existem diversos países que tornam obrigatório o seguro de viagem para que seja permitida a entrada, como Cuba, Alemanha, Estônia, Dinamarca e muito mais.

Mas mesmo aqueles que não exigem deixam claro a necessidade de contar com um. Afinal, imprevistos acontecem e é preciso estar preparado para eles! Alguns problemas comuns que podem atrapalhar uma viagem incluem:

  • Despesas médicas, farmacêuticas e odontológicas;
  • Problemas com bagagem;
  • Atraso de voo;
  • Necessidade de contar com traslado ou regresso;
  • Morte ou invalidez e mais.

Ninguém deseja passar por nenhum tipo de angústia do tipo ao viajar, mas infelizmente é impossível prever quando uma adversidade acontecerá.

Por isso, tornar obrigatória a adição de uma apólice de viagem em seu planejamento é fundamental!

Qual assistência de viagem escolher?

Sabendo da importância de contar com um seguro de viagem, uma outra dúvida frequente dos viajantes inclui escolher a melhor seguradora para isso.

Existem dezenas de assistências de viagem que oferecer seguros para os mais diversos locais do mundo. Para saber em qual confiar, primeiramente é preciso ter em mente, mesmo que de forma superficial, alguns fatores:

  • O local da viagem;
  • Os principais riscos envolvidos no passeio;
  • As necessidades específicas de cada viajante;
  • A duração da viagem;
  • As principais atividades que serão realizadas;
  • A presença de doenças e condições pré-existentes e mais.

Em resumo, é preciso planejar a viagem. Cruzando as informações obtidas nesse planejamento com os planos disponibilizados pela seguradora, se torna muito mais simples garantir a opção ideal.

Quais são as coberturas incluídas em um seguro?

Entender sobre Seguro Viagem como funciona demanda a leitura paciente e atenta de cada cobertura a que se tem acesso.

Afinal, cada plano oferece um tipo de cobertura diferenciada. Ainda que existam planos mais básicos e completos, nem sempre eles são perfeitos para as demandas acima citadas e para todos os perfis de viajantes.

É por isso que os passos recomendados devem ser seguidos por quem busca garantir o máximo de tranquilidade possível durante a realização de qualquer passeio.

Qual o valor de uma assistência ao viajante?

Assim como os planos oferecidos pelas seguradoras, o valor cobrado por cada um deles pode variar amplamente.

Ao falar sobre preço, é importante ter em mente que o preferido não deve ser o mais barato – e sim o que oferece o melhor custo-benefício.

Viagens mais simples e rápidas podem muito bem serem cobertas por completo através de planos básicos. Porém, mesmo nesses casos, é preciso ler a apólice ofertada atentamente para conferir se não há a necessidade de obtenção de coberturas adicionais.

As coberturas extras aumentam o preço de um seguro, mas nem sempre isso é uma coisa ruim.

Por exemplo, ao visitar a Europa, muitas pessoas gostam de esquiar. Sendo considerado um esporte radical, o esqui nem sempre é coberto pelos planos de seguro viagem.

Por isso, mesmo ficando poucos dias em locais com neve, quem deseja praticar essa atividade deve ficar atento à necessidade de garantir uma cobertura que impede que gastos enormes sejam feitos se algum acidente ocorrer.

A regra para entender mais sobre Seguro Viagem como funciona é, por tanto, buscar sempre que possível pelo melhor custo-benefício e não somente pela economia.

É necessário contratar um seguro de viagem?

Tendo em mente todos os pontos acima, torna-se claro que o viajante responsável deve sempre contar com um seguro viagem.

Cada continente traz consigo a possibilidade de viver experiências maravilhosas e inesquecíveis – e conferi-las pessoalmente é a única forma de aproveitá-las ao máximo.

Porém, de nada adianta ser uma viajante frequente se suas experiências forem arruinadas por imprevistos que podem acontecer a qualquer momento, sem aviso prévio.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é através da contratação de um seguro de viagem que atenda a todas as necessidades pessoais dos indivíduos.

Um comparador de seguros online como o oferecido pela Real Seguro Viagem permite que isso seja feito do conforto de casa!

Ao adicionar dados simples, que incluem ida e volta da viagem e localidade, já é possível ter acesso a dezenas de opções de seguradoras e planos e escolher o mais adequado para cada passeio. Confira essa possibilidade!