Cotar agora!
Por Emilly Chagas • Real Seguro Viagem em 21/10/22 às 09:56.

Stopover: entenda como conhecer mais destinos com a mesma passagem!

Você já pensou em conhecer mais de um destino com a mesma passagem aérea? Não entendeu? Deixa eu te explicar:

Sabia que você pode, por exemplo, sair de São Paulo, passar uns dias em Londres, e depois seguir para a França, pagando apenas uma passagem aérea de ida? O nome desse processo é stopover, e vamos falar sobre ele neste artigo!

Fica ligado para entender como funciona e como conseguir emitir suas passagens assim!

Conhecer mais de um destino e não pagar outra passagem aérea? É possível com o stopover!


Afinal, o que significa stopover?

O stopover é um processo que companhias aéreas utilizam para o passageiro chegar ao seu destino final usando conexões, principalmente nas viagens mais longas. Nesses casos, se a conexão durar mais de 24 horas, o passageiro pode escolher passar mais tempo no destino, aproveitando os dias nessa cidade intermediária.

A ideia é que o preço não seja alterado, mas algumas companhias compram uma taxa pelo serviço, que costuma ser entre 100 a 200 reais.

Qual a diferença entre escala, conexão e stopover?

Existem essas três opções de "pausas" nos voos, mas elas são diferentes entre si e confundem muita gente. Primeiro de tudo temos os voos diretos, sem paradas. Contudo, além de serem, muitas vezes, mais caros, alguns destinos não são possíveis de chegar com apenas um voo, geralmente por conta da distância.

Por exemplo, se você sair do Brasil para Bali ou para o Japão, não poderá ir em um voo direto, provavelmente fará uma conexão na Europa. Agora vamos as diferenças:

Como fazer o stopover?

Vamos para a prática? O primeiro passo para fazer o stopover é verificar se sua viagem já possui conexões ou escalas. Para ir para o seu destino, todos os voos são diretos ou há pausas? 

Algumas companhias aéreas possuem regras para o stopover, como máximo de dias em cada parada, por isso, é interessante entrar em contato com a empresa antes de iniciar a busca.

Depois vem a parte mais trabalhosa: fazer as simulações no site das companhias aéreas para descobrir quais conexões você consegue fazer o stopover de graça, ou pelo menor preço.

Use e abuse das opções de “multidestinos” ou “vários destinos” para descobrir quais as combinações que você pode fazer para o seu destino. Caso tenha alteração no valor, vá alterando o preço da data intermediária.

Quer aprender a economizar e viajar ainda mais? Leia nosso guia de como pagar mais barato nas passagens aéreas!

O stopover é uma ótima forma de aproveitar longas conexões e conhecer mais um destino!


Dicas para não errar na hora de fazer o stopover:

Essa é uma ótima forma para economizar e conhecer mais de um destino. Contudo, para valer realmente a pena, é preciso atenção. Verifique com a companhia aérea todas as regras do stopover. Isso porque cada empresa tem a sua, e podem existir limitações de:

Lembre-se também que é possível fazer o stopover tanto na ida, quanto na volta. Então não se apegue apenas ao primeiro trecho e busque oportunidades em ambos, assim você pode encontrar opções ainda mais vantajosas. 

Ficou com alguma dúvida sobre o stopover? Confira nossa FAQ: