Como funciona o seguro viagens do cartão de crédito?

Você já precisou usar o seguro viagens do cartão de crédito? Esse seguro sempre cai em opiniões controversas, pois alguns planos agradam os clientes e outros se mostram muito incompletos, e acabam não valendo à pena.

Por isso, antes de contratar um seguro como esse, é muito importante pesquisar bem e procurar saber mais sobre os seguros do cartão. Assim, você terá um passeio protegido de forma mais eficiente e não correrá riscos!

Neste artigo vamos explicar todos os detalhes sobre o seguro viagens do cartão de crédito para que você conheça melhor essa categoria de seguros e ainda daremos dicas para você contratar o seu. Boa leitura!

O que é e como funciona o seguro viagens do cartão de crédito?

O seguro viagens do cartão de crédito é um seguro oferecido como um serviço de cartão de crédito, e que pode ser acionado pelo portador do cartão.

Normalmente, esses seguros são oferecidos por um banco, companhia de crédito e mesmo uma bandeira de cartão. Por isso, a forma como os planos são feitos, a coberturas que oferecem e os valores podem variar bastante.

De uma forma geral, eles podem ser contratados a partir da compra de passagens aéreas com o cartão e são acionados como um seguro normal – através de um site ou telefone da central de atendimento.

Quais as principais seguradoras que oferecem esse seguro?

As principais instituições que costumam oferecer um serviço de seguro viagens do cartão de crédito são:

  • Visa
  • Mastercard
  • Elo
  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Itaú
  • Bradesco
  • Mapfre
  • Amex

Essas são apenas algumas das principais instituições e, na grande maioria das vezes, elas acabam oferecendo um seguro em parceira. O Banco do Brasil e a Mapfre, o Santander e a Visa, o Itaú e a Mastercard, e assim por diante.

Benefícios do seguro viagens do cartão de crédito

O seguro viagens do cartão de crédito pode oferecer uma série de benefícios para quem o contrata, como por exemplo a facilidade e comodidade.

Isso porque o seguro do cartão normalmente é gratuito, fácil de contratar e pode ser feito um cadastro online que agiliza os processos.

Além disso, o atendimento costuma ser mais eficiente do que o de um seguro particular, embora essa não seja uma regra.

Mesmo com todos esses benefícios, também existem algumas desvantagens em contratar o seguro viagens. Vamos falar sobre elas no tópico a seguir.

Desvantagens

As desvantagens do seguro viagens incluem, principalmente, a falta de coberturas. Normalmente, só há uma cobertura de assistência médica, e seu capital nunca é alto o suficiente.

Além disso, é praticamente impossível encontrar um seguro de cartão que dê acesso a gestantes, idosos, bebês ou crianças e pessoas com doenças crônicas e pré-existentes.

Por fim, o seguro viagens do cartão de crédito acaba saindo mais caro do que o previsto, pois nem sempre tem um plano muito completo.

Os únicos seguros que acabam valendo à pena são aqueles oferecidos pelas categorias mais altas, que já possuem uma anuidade alta e exigem um renda maior (ou seja, continua caro).

Conclusão

Portanto, podemos concluir que o seguro do cartão de crédito pode ser uma boa opção para quem quer facilidade e praticidade, mas, por outro lado, acaba saindo mais caro do que um seguro tradicional e não vale tanto à pena.

Por isso, é essencial sempre fazer uma cotação e pesquisar bem sobre o seguro viagens do cartão de crédito que você quer contratar antes de tomar qualquer decisão.