Seguro viagem vale a pena

O seguro viagem vale a pena? A resposta é única: sim. Afinal, ninguém quer ser pego por um imprevisto em suas férias dos sonhos e descobrir que toda sua poupança terá de ser gasta pagando despesas médicas não é mesmo?

O que nos resta saber é apenas qual seria o seguro e as coberturas necessárias para cada viajante. Afinal, cada atividade e roteiro podem exigir configurações diferentes de apólice para permitir uma viagem segura.

O seu seguro de viagem é, em última análise, um contrato legal entre você e sua seguradora e para garantir que seu seguro viagem vale a pena você deve ler as letras miúdas e descrição da cobertura e garantir que entende tudo que está sendo oferecido.

Seguro viagem vale a pena mas você deve entender suas coberturas

O Seguro de viagem é uma política temporária que protege você financeiramente durante uma viagem.

Abrange uma gama de despesas inesperadas, incluindo emergências médicas, evacuação, cancelamento de viagens e até mesmo bens perdidos ou roubados.

Existe uma grande variedade de políticas no mercado e todas diferem quanto ao nível de cobertura que oferecem. Quanto mais eles cobrem, mais caros eles ficam.

  • Emergências Médicas e Evacuação

Se o seguro viagem vale a pena e houver um motivo principal para comprar o seu, é esse com certeza.

Os custos hospitalares em alguns países são extremamente altos, podendo ultrapassar os R$10.000/dia. O mesmo vale para transportes de emergência e isso pode realmente impactar suas economias.

Leia bem sua apólice, tire duvidas e assegure que irá adquirir um valor de cobertura condizente com seu destino. Veja o que não é incluso. Todas as exclusões estarão descritas na apólice, como por exemplo, doenças pré-existentes.

  • Cancelamento de viagem

Essa cobertura é popular e cobre você por gastos caso não possa viajar algum motivo imprevisto, como doença, acidente ou morte de um parente próximo.

O importante a lembrar é que, para que esta seção seja útil, você precisa comprar um seguro de viagem quando começar a reservar bilhetes e não na semana anterior à sua saída.

O seu cartão de crédito cobre seguro de viagem?

Alguns cartões de crédito oferecem alguns benefícios de seguro de viagem, e estes variam de acordo com o cartão.

Empresas de cartão de crédito, muitas vezes só fornecem cobertura se você reservar a viagem inteira usando seu cartão. Eles também podem exigir uma franquia.

Ao comparar a franquia com seguros avulsos, você descobrirá se é mais barato comprar um plano por meio de uma empresa de seguros terceirizada ou utilizar o que é disponibilizado por eles. Compare também as coberturas.

Conclusão

Sim, seguro viagem vale a pena porque os planos podem ser interrompidos com facilidade e de forma imprevisível.

Pode haver alguns inconvenientes menores, como atraso de voo ou perda de bagagem, ou podem ser problemas importantes, como acidentes ou condições de saúde que exigem atendimento de emergência no destino.

Essa forma de proteção é algo que todos devem considerar, especialmente se estiverem ausentes por um período mais longo. Acidentes acontecem, por isso é importante se proteger.

Espero que esta breve análise tenha mostrado por que é praticamente obrigatório adquirir o melhor seguro de viagem que você puder encontrar, por isso, não compre cegamente qualquer seguro de viagem das companhias aéreas ou sites de reserva de hotéis.

Pesquise com sua provedora de cartão de crédito, com as fornecedoras de seguro online e faça uma escolha informada, só assim é possível garantir que seu seguro viagem vale a pena!