sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viagens Curtas: destinos incríveis para um merecido descanso!

Viajar é uma das atividades mais enriquecedoras que existem. Além de proporcionar momentos de lazer e diversão, as viagens também são excelentes oportunidades para ampliar nossos horizontes, conhecer novas culturas e aprender mais sobre o mundo em que vivemos. 

No entanto, nem sempre é possível fazer uma grande viagem de férias ou tirar um período prolongado de folga. É nesse momento que as viagens curtas se tornam uma excelente opção.

As viagens curtas têm diversas vantagens. Em primeiro lugar, elas são mais acessíveis em termos financeiros, já que envolvem menos despesas com transporte, hospedagem e alimentação.

Além disso, por serem mais rápidas, elas permitem que o viajante aproveite melhor o tempo disponível e possa visitar mais lugares em um curto período de tempo.

Isso é especialmente importante para quem tem uma agenda apertada e não pode se ausentar do trabalho ou dos estudos por muito tempo.

Outra vantagem das viagens curtas é que elas podem ser planejadas com mais facilidade. Como não envolvem grandes deslocamentos, é possível programá-las com antecedência e garantir que tudo esteja organizado para que o tempo seja aproveitado ao máximo.

Além disso, como o período de viagem é mais curto, é possível escolher destinos mais próximos e explorar lugares que, muitas vezes, são ignorados em viagens mais longas.

Enfim, são diversos fatores que tornam esse tipo de viagem prazeroso. Vamos conhecer mais!

Por que fazer viagens curtas?

Uma visão de um carro, com dois pés sob a janela.
Aprenda a fazer viagens curtas mas extremamente proveitosas! (Fonte: Pexels)

Fazer viagens curtas pode ser uma ótima opção para quem deseja escapar da rotina sem precisar investir muito tempo ou dinheiro.

Essas viagens geralmente duram entre um final de semana ou feriado prolongado, e são ideais para quem deseja conhecer novos lugares, relaxar e se divertir sem precisar se afastar por muito tempo.

Uma das vantagens de fazer viagens curtas é que elas são mais acessíveis financeiramente do que viagens mais longas. Além disso, é possível aproveitar promoções de passagens aéreas, hospedagem e passeios, que muitas vezes são oferecidos especificamente para viagens curtas.

Outra vantagem é a facilidade de planejamento e organização. Como as viagens são mais curtas, é possível se programar com antecedência e aproveitar melhor o tempo disponível.

Além disso, como o período de viagem é menor, é mais fácil conciliar com o trabalho e outros compromissos.

Além disso, fazer viagens curtas pode ser uma excelente maneira de conhecer lugares novos sem precisar se afastar por muito tempo da família ou dos amigos.

É possível aproveitar os feriados prolongados ou fins de semana para viajar acompanhado e curtir momentos de lazer e descontração juntos.

Por fim, as viagens curtas também podem ser uma ótima maneira de fugir da rotina e do estresse do dia a dia. É possível conhecer novos lugares, se aventurar em atividades diferentes, experimentar novas culinárias e relaxar sem precisar se preocupar com as obrigações do dia a dia.

Agora, vamos conhecer alguns dos melhores destinos nacionais para viagens curtas? Confira abaixo e continue a leitura!

Gramado, Rio Grande do Sul

lago negro, em Gramado, Rio Grande do Sul
As belezas de Gramado estão prontas para te receber, mesmo que por pouco tempo! (Fonte: Google)

Se você está planejando uma viagem curta para Gramado, no Rio Grande do Sul, certamente não pode perder as principais atrações turísticas desta charmosa cidade brasileira.

A cidade é famosa por sua arquitetura em estilo europeu, sua gastronomia diversificada e pelas diversas opções de entretenimento que oferece. Uma das atrações mais famosas é o Mini Mundo, um parque temático que conta com miniaturas de monumentos e prédios famosos em todo o mundo.

Outra opção imperdível é o Lago Negro, um lago artificial rodeado de pinheiros e caminhos para caminhadas, pedalinhos e atividades de lazer.

O centro da cidade também oferece diversas opções para quem quer fazer compras ou experimentar a gastronomia local, com suas ruas arborizadas e prédios históricos.

Para os amantes de chocolate, a cidade conta com diversas fábricas de chocolate artesanal e oferece diversas opções de passeios e degustações.

Já o Snowland é uma ótima opção para quem quer se divertir na neve, com diversas atividades como patinação, esqui e snowboard.

Por fim, a cidade ainda conta com diversas opções de parques temáticos, como o Mundo a Vapor e o Parque Terra Mágica Florybal, além de museus e eventos sazonais que acontecem ao longo do ano.

Com tantas opções de atrações turísticas, Gramado é uma excelente escolha para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de explorar essa cidade encantadora e vivenciar momentos inesquecíveis com seus amigos e familiares.

O que fazer na Ilha do Mel, Paraná

Imagem de uma praia, em Ilha do Mel
Uma praia vazia é perfeita para descansar. Que tal se jogar nessa aventura? (Fonte: Pexels)

Se você está planejando uma viagem curta para a Ilha do Mel, no Paraná, saiba que este destino paradisíaco tem muito a oferecer. Com suas praias cristalinas, trilhas ecológicas e natureza preservada, a Ilha do Mel é uma ótima opção para quem quer se desconectar do mundo e desfrutar de momentos de tranquilidade.

Uma das principais atrações da ilha é a Praia de Encantadas, com suas águas claras e areia branca. Além disso, a Praia do Farol é um lugar imperdível, com uma vista espetacular do oceano e um farol histórico que pode ser visitado.

Para os aventureiros, a trilha até a Fortaleza é uma ótima opção, com uma caminhada que leva cerca de duas horas e passa por paisagens deslumbrantes.

Já para quem quer relaxar, a Gruta das Encantadas é um lugar mágico, com uma piscina natural de água doce e um cenário de tirar o fôlego.

Outra opção é o Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, um lugar de paz e espiritualidade que fica no topo de uma colina e oferece uma vista panorâmica da ilha.

Por fim, a Ilha do Mel ainda conta com diversas opções de restaurantes e bares, onde você pode saborear pratos típicos da região e drinks refrescantes à beira-mar.

Com tantas opções de atrações turísticas, a Ilha do Mel é uma escolha perfeita para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de se conectar com a natureza e desfrutar do que a ilha tem a oferecer.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros, Goiás

Chapada dos Veadeiros, Goiás
A Chapada dos Veadeiros, Goiás, encanta qualquer pessoa. Vale a visita! (Fonte: Google)

Este destino é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura. Com suas cachoeiras, trilhas ecológicas e paisagens deslumbrantes, a Chapada dos Veadeiros é um lugar que deve estar na lista de quem busca experiências únicas.

Uma das principais atrações da região é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com seus 65 mil hectares de área preservada. Lá você encontra cachoeiras, como a Cachoeira Santa Bárbara, que tem águas cristalinas e uma beleza de tirar o fôlego.

Outro lugar imperdível é a Cachoeira dos Saltos, que tem diversas quedas d'água e um visual incrível. Para quem gosta de trilhas, a trilha da Seriema é uma opção interessante, com uma caminhada que leva cerca de 3 horas e passa por paisagens exuberantes.

Além disso, a região ainda conta com a Vila de São Jorge, um charmoso vilarejo que serve de base para quem quer explorar a Chapada dos Veadeiros. Lá você encontra diversas opções de restaurantes, lojinhas de artesanato e uma atmosfera única.

Por fim, a Chapada dos Veadeiros ainda oferece opções de turismo esotérico e holístico, como a cidade de Alto Paraíso de Goiás, que tem uma energia especial e é um lugar de conexão com o universo.

Com tantas opções de atrações turísticas, a Chapada dos Veadeiros é uma escolha perfeita para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de se conectar com a natureza e desfrutar do que a região tem a oferecer.

O que fazer em Ubatuba, São Paulo

Praia em Ubatuba, SP
As Praias em Ubatuba, SP, são perfeitas para tirar fotos incríveis e descansar bastante! (Fonte: Wikimedia Commons)

Se você está planejando uma viagem curta para Ubatuba, em São Paulo, saiba que este destino pode te surpreender de forma positiva. Com suas mais de 100 praias, cachoeiras e trilhas ecológicas, Ubatuba é um lugar que deve estar na lista de quem busca experiências únicas.

Uma das principais atrações da região é a Praia de Itamambuca, que tem ondas perfeitas para o surfe e é palco de campeonatos nacionais e internacionais. Além disso, a Praia do Félix é um lugar imperdível, com uma paisagem deslumbrante e águas cristalinas.

Para quem gosta de aventura, a Trilha das Sete Praias é uma opção interessante, com uma caminhada que leva cerca de 4 horas e passa por sete praias de Ubatuba.

Já para quem prefere um passeio mais tranquilo, a Cachoeira do Prumirim é um lugar mágico, com uma piscina natural de água doce e um cenário de tirar o fôlego.

Além disso, a região ainda conta com diversas opções de restaurantes, bares e quiosques de praia, onde você pode saborear pratos típicos da região e drinks refrescantes à beira-mar.

Por fim, Ubatuba ainda oferece opções de turismo cultural, como o Projeto Tamar, que tem como objetivo a preservação das tartarugas marinhas e oferece uma visita guiada pela instituição.

Com tantas opções de atrações turísticas, Ubatuba é uma escolha perfeita para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de se conectar com a natureza e desfrutar do que a região tem a oferecer.

O que fazer em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Imagem de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
As praias de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, vão tirar o seu fôlego com tanta beleza! (Fonte: Pexels)

Que tal aventurar-se na natureza? Com suas praias de águas cristalinas, Arraial do Cabo é um lugar que deve estar na lista de quem busca experiências transformadoras de vida.

Uma das principais atrações da região é a Praia do Farol, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Com suas águas cristalinas e sua areia branca, a Praia do Farol é um verdadeiro paraíso para quem quer se desconectar do mundo.

Além disso, a região ainda conta com outras praias deslumbrantes, como a Praia do Forno, a Praia do Pontal do Atalaia e a Prainha. Todas elas com um cenário de tirar o fôlego e opções de atividades como mergulho, snorkeling e trilhas ecológicas.

Para quem gosta de aventura, uma opção interessante é o passeio de barco pelas praias da região, que permite uma vista privilegiada das paisagens de Arraial do Cabo.

Além disso, a região ainda oferece diversas opções de restaurantes e bares, onde você pode saborear pratos típicos da região e drinks refrescantes à beira-mar.

Com tantas opções de atrações turísticas, Arraial do Cabo é uma escolha perfeita para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de se conectar com a natureza e desfrutar do que a região tem a oferecer.

E agora, que tal conhecer mais destinos internacionais para viagens curtas? Dá uma conferida!

O que fazer em Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires, ArgentinaVisitar Los Hermanos pode ser uma ideia incrível para uma viagem curta, saiba mais! (Fonte: Pexels)

Se você está planejando uma viagem curta para Buenos Aires, na Argentina, saiba que este destino é um verdadeiro paraíso para quem busca cultura, história e boa gastronomia. Com suas ruas charmosas, prédios históricos e parques encantadores, Buenos Aires é um lugar que deve estar na lista de quem busca experiências únicas.

Uma das principais atrações da cidade é o bairro de San Telmo, que preserva a arquitetura do século XIX e é um lugar perfeito para explorar a cultura portenha. Com suas lojas de antiguidades, galerias de arte e restaurantes típicos, San Telmo é um verdadeiro mergulho na história da cidade.

Além disso, a cidade ainda conta com outras atrações imperdíveis, como a Plaza de Mayo, que abriga a Casa Rosada, sede do governo argentino, e a Catedral Metropolitana, onde está o túmulo do General San Martin.

Para quem gosta de arte, o bairro de Palermo é uma opção interessante, com diversas galerias de arte contemporânea e o Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA), que abriga obras de artistas como Frida Kahlo e Diego Rivera.

Por fim, a gastronomia é um dos destaques da cidade, com opções para todos os gostos e bolsos. As parrillas são uma obrigação para quem quer provar as famosas carnes argentinas, e os restaurantes de cozinha internacional também são uma excelente escolha.

Com tantas opções de atrações turísticas, Buenos Aires é uma escolha perfeita para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de se encantar com a cultura, a história e a gastronomia desta cidade única.

O que fazer em Santiago, Chile

santiago, no Chile
Que tal conhecer uma das cordilheiras mais famosas do mundo? (Fonte: Wallpeper Flare)

Se você está planejando uma viagem curta para Santiago, no Chile, saiba que este destino é um lugar encantador que oferece diversas atrações para todos os gostos. Com sua mistura de cultura, gastronomia e paisagens deslumbrantes, Santiago é um destino que deve estar na lista de quem busca experiências únicas.

Uma das principais atrações da cidade é o Cerro San Cristóbal, que oferece uma vista panorâmica incrível de Santiago. Você pode subir de funicular ou de teleférico e aproveitar o visual do topo do cerro, que abriga uma estátua da Virgem Maria e um pequeno zoológico.

Além disso, a cidade ainda conta com outras atrações interessantes, como o bairro de Bellavista, com suas casas coloridas, bares e restaurantes charmosos. É um lugar perfeito para experimentar a gastronomia chilena, que inclui pratos como empanadas, ceviche e vinho.

Outra opção é visitar o Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, que abriga o Centro Cultural Palacio de La Moneda. Lá, você pode ver exposições de arte contemporânea e aprender mais sobre a história e a cultura do Chile.

Por fim, a cidade ainda oferece diversas opções de parques e praças, como o Parque Bicentenário e a Plaza de Armas, onde você pode desfrutar do clima agradável da cidade e se conectar com a natureza.

Com tantas opções de atrações turísticas, Santiago é uma escolha perfeita para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de se encantar com a cultura, a gastronomia e as paisagens incríveis desta cidade única.

O que fazer em Montevidéu, Uruguai

Montevideu, Uruguai
Montevideu, Uruguai, vai muito além das praias. Saiba mais sobre o destino! (Fonte: Google Common)

Montevidéu, capital do Uruguai, é um destino charmoso e acolhedor que oferece diversas atrações para quem busca uma viagem curta e inesquecível. Com sua arquitetura histórica, praias encantadoras e uma cultura rica, Montevidéu é um destino que certamente irá te surpreender.

Uma das principais atrações da cidade é a Cidade Velha, que preserva a arquitetura colonial e é um lugar perfeito para explorar a história da cidade. Lá você pode visitar a Plaza Independencia, o Teatro Solis, o Palácio Salvo e o Mercado del Puerto, um local famoso pelos seus restaurantes de carnes e frutos do mar.

Outra atração imperdível é a Rambla de Montevidéu, uma avenida que acompanha toda a costa da cidade e oferece uma vista incrível do Rio da Prata. É um lugar perfeito para caminhar, pedalar ou simplesmente desfrutar da paisagem.

Além disso, a cidade ainda conta com outras atrações interessantes, como o Parque Rodó, que abriga um parque de diversões, um lago e uma praia, e o bairro de Pocitos, que oferece diversas opções de bares, restaurantes e lojas.

Por fim, a cultura também é um destaque da cidade, com diversas opções de museus, teatros e galerias de arte, como o Museu Nacional de Artes Visuais e o Teatro Solis.

Com tantas opções de atrações turísticas, Montevidéu é um destino perfeito para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de se encantar com a história, a cultura e as paisagens deslumbrantes desta cidade única.

O que fazer na Cidade do México, México

Cidade do México, México
A Cidade do México, México, é sinônimo de boas experiências. Perfeito para uma viagem curta! (Fonte: Pexels)

A Cidade do México é uma das cidades mais vibrantes e emocionantes da América Latina, com uma rica história e cultura que a tornam um destino turístico imperdível. Para uma viagem curta, existem muitas atrações incríveis que vão deixar qualquer visitante maravilhado.

Uma das principais atrações turísticas da cidade é o Centro Histórico, um bairro que preserva a arquitetura colonial espanhola e abriga pontos turísticos como o Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana e o Templo Mayor. Além disso, o bairro também conta com uma variedade de restaurantes, lojas e bares.

Outra atração popular na Cidade do México é o Museu Frida Kahlo, também conhecido como Casa Azul. Este museu é dedicado à vida e obra da icônica artista mexicana Frida Kahlo e é uma parada obrigatória para qualquer fã de arte.

A Cidade do México também é conhecida por sua deliciosa culinária, que mistura influências indígenas, espanholas e africanas.

Os mercados de comida, como o Mercado de San Juan e o Mercado de Coyoacán, são excelentes lugares para experimentar os pratos típicos mexicanos, como tacos, enchiladas e guacamole.

Outras atrações imperdíveis incluem o Bosque de Chapultepec, um grande parque que abriga museus, um zoológico e um castelo, e o Museu Nacional de Antropologia, que conta a história da cultura e das civilizações mexicanas.

Com uma variedade de atrações culturais, históricas e gastronômicas, a Cidade do México é um destino incrível para uma viagem curta.

Não perca a oportunidade de descobrir a cidade que já foi a capital do império asteca e se encantar com tudo que ela tem a oferecer.

O que fazer em Cartagena, Colômbia

Cartagena, Colômbia
Outro destino incrível para visitar em uma viagem curta, saiba os motivos! (Fonte: Pexels)

Cartagena é uma cidade histórica na Colômbia que oferece uma mistura única de cultura, praias deslumbrantes e gastronomia deliciosa. Para uma viagem curta, há muitas atrações imperdíveis para explorar.

Uma das principais atrações turísticas da cidade é o Centro Histórico, um bairro que preserva a arquitetura colonial espanhola e abriga pontos turísticos como o Castelo de San Felipe de Barajas, a Catedral de Cartagena e a Plaza de la Aduana. O bairro também conta com uma variedade de restaurantes e lojas para os visitantes explorarem.

As praias de Cartagena são também uma atração imperdível. Playa Blanca e Isla Baru são algumas das praias mais populares, com águas cristalinas e areias brancas. Além disso, é possível fazer passeios de barco e mergulho nas águas da região.

Cartagena é também conhecida por sua gastronomia deliciosa, que mistura influências indígenas, espanholas e africanas. Os pratos típicos incluem ceviche, patacones, arroz con coco e arepas. Os visitantes podem experimentar esses pratos em restaurantes como La Cevicheria e El Santisimo.

Outras atrações imperdíveis incluem o Mercado Bazurto, onde os visitantes podem comprar frutas e legumes frescos e experimentar a comida típica da região, e o Museo del Oro Zenú, que conta a história da cultura indígena da região.

Com sua rica história, praias deslumbrantes e uma deliciosa gastronomia, Cartagena é um destino turístico incrível para uma viagem curta. Não perca a oportunidade de explorar tudo que essa cidade encantadora tem a oferecer.

Com essas dicas, você já tem ótimas opções de destinos nacionais e internacionais para viagens curtas. Não perca a chance de descansar e se divertir em lugares incríveis mesmo sem ter muito tempo disponível!

Para te ajudar ainda mais a se programar para as viagens curtas, confira também nossa lista com todos os feriados prolongados deste ano

Antes de embarcar para qualquer destino, lembre-se de contratar o melhor seguro viagem para o seu caso. Faça a cotação agora mesmo:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Lembre-se também de ler nosso artigo focado em viagens para feriados: Feriadão: 05 destinos perfeitos para visitar em 3 ou 4 dias! Até a próxima!