Como usar o seguro viagem?

O seguro é um item de extrema importância para qualquer viajante, entretanto, uma dúvida recorrente é sobre como usar o seguro viagem e como escolher a apólice certa para cada caso.

As dicas nesse artigo ajudarão os viajantes a obter a ajuda de que precisam, registrar suas reivindicações adequadamente e conseguir o reembolso rapidamente para um passeio protegido e tranquilo.

O melhor e mais simples conselho é entrar em contato com a companhia de seguros o mais rápido possível e manter registros do que aconteceu. Naturalmente, uma resposta mais específica dependerá da situação.

Como usar o seguro viagem de forma eficiente

Algumas dicas de como usar o seguro viagem e agilizar a análise de sua reinvindicação e evitar que seu reembolso seja barrado são:

  • Reporte a sua seguradora o quanto antes

Comunique-se com sua seguradora o quanto antes. Cada política tem um número de assistência de emergência 24 horas, normalmente gratuito para que os viajantes possam ligar a qualquer hora de qualquer lugar.

A seguradora irá trabalhar com as autoridades locais e instalações médicas para garantir que o transporte e o tratamento necessários sejam fornecidos.

Muitas políticas oferecem ainda assistência a documentos perdidos, evacuação política e serviços de mensagens de emergência e orientações apenas ligando para este número.

  • Relate qualquer incidente às autoridades apropriadas.

Como citado anteriormente, ao usar o seguro viagem é importante entrar em contato com o número de assistência de sua seguradora, mas também é aconselhável documentar melhor cada situação.

Se um viajante estiver doente ou ferido, deve procurar atendimento médico. Se uma situação médica causar uma interrupção da viagem, será preciso fornecer evidências da doença ou ferimentos com registros médicos ou uma nota médica.

Se algo for roubado, é recomendado registrar um relatório da polícia. Os viajantes devem fazer um esforço para recuperar seus itens perdidos, notificando as autoridades.

Por exemplo, em caso de bagagem perdida os viajantes devem fazer uma reclamação com a companhia aérea e guardar os documentos que podem comprovar o incidente.

  • Salve os recibos e comprovantes

Ao usar o seguro viagem para reivindicar reembolso por despesas extras incorridas devido a um atraso de voo por exemplo, é preciso que sua reclamação seja acompanhada dos recibos.

Isso também vale para casos de roubos. Guarde qualquer coisa que possa comprovar sua despesa e a posse do objeto. Pode ser a fatura do cartão comprovante de compra ou nota fiscal.

  • Verifique as condições

O seguro de viagem não pagará por algo que já tenha sido pago por um fornecedor de viagens.

Isso significa que, se uma empresa aérea, empresa de cruzeiros ou operadora de turismo reembolsar o dinheiro do viajante, esses custos não poderão ser solicitados novamente a seguradora responsável pelo seu seguro viagem.

Uma das razões mais comuns para uma reclamação ser processada lentamente é porque o fornecedor do seguro deve comprovar que nenhuma compensação foi fornecida por outras formas de seguro.

Não espere para registrar a reivindicação.

Ao usar o seguro viagem isso é muito importante. Primeiro, a maioria dos provedores de seguros tem uma data limite após o retorno para que você possa pedir algum reembolso, normalmente são 90 dias.

Se um viajante espera muito tempo para registrar uma reclamação, o provedor do seguro pode optar por não revisar a solicitação.

Se a documentação apresentada estiver incompleta, o processo não poderá avançar até que o segurado forneça as informações necessárias.

É muito comum que os provedores de seguros solicitem documentos complementares e quanto mais tempo alguém espera para registrar uma reclamação, mais difícil pode ser para consegui-los.

Agora que você sabe como usar o seguro viagem não deixe de inclui-lo no planejamento de suas próximas férias!