Pense um pouco sobre isso: você faz o seguro de seu carro, de sua casa, de sua saúde e até seguro de vida. Então por que não proteger também sua viagem? Saiba como funciona um seguro de viagem:
Muitos custos da sua viagem têm que ser pagos antecipadamente e não são reembolsáveis, o que pode fazer com que você tenha que desembolsar milhares de reais.
Além disso, acidentes infelizmente a acontecem de maneira imprevisível e não saber como funciona um seguro viagem não parece ser um bom negócio durante uma emergência.
Entender como funciona um seguro de viagem pode te salvar de muitos apuros além de resguardar seu investimento.
A cobertura mais básica e a mais indispensável é com certeza, a de reembolso para casos de emergência médica e problemas de saúde. Entretanto, seu seguro viagem cobre uma miríade de outros problemas e situações. Por exemplo:
Caso sua mala seja perdida pelo meio do trajeto ou não chegue até você a tempo, o seu seguro viagem deverá providenciar o acesso aos itens básicos de higiene, por exemplo.
Caso a bagagem não seja encontrada, você pode te direito ao reembolso total correspondente ao valor dos itens.
A cobertura para cancelamento de viagem funciona exatamente da maneira que o nome sugere: oferecendo reembolso para o caso de perdas e prejuízo decorrente de cancelamento ou imprevistos de sua viagem.
As razões cobertas incluem tipicamente doença, mau tempo, e insolvência financeira da agência de viagens ou do provedor de viagens. Tanto você como os membros da sua família são cobertos, até um determinado valor.
Exclusões notáveis e comuns incluem mudanças nos planos devido a agendamento, dificuldade financeira ou problemas de saúde relacionados a uma condição pré-existente.
Caso seus itens sejam roubados você pode ter direito ao reembolso. Entretanto, na maioria dos casos ele só é liberado se for comprovado que você não deixou seus itens fora de sua vista ou sob cuidado de terceiros.
Além disso, lembre-se de sempre que possível, manter consigo as notas e quaisquer comprovantes que possam servir para evidenciar a posse dos objetos que podem ser roubados.
Entender como funciona um seguro de viagem é o primeiro passo. Entretanto, normalmente a dúvida seguinte é: como e onde obter um seguro de viagem?
Existem muitas formas de conseguir fechar um bom negócio. A mais clássica é diretamente na agência de viagens com um intermediador. Porém é mais trabalhoso, já que precisará se deslocar até cada local individualmente.
A maneira mais fácil e simples é diretamente através da internet. Alguns comparadores de seguro trabalham junto a diferentes seguradoras, e são capazes de oferecer acesso a diferentes planos com cotações instantâneas.
Algumas pessoas preferem optar pelo seguro do cartão de crédito, já que normalmente ele é anunciado como um benefício gratuito para atrair clientes.
Esses seguros são em geral muito básicos e de baixa cobertura, por isso sempre compare, pesquise e garanta que entende exatamente como funciona um seguro viagem e seus direitos como segurado.
Se algo acontecer durante ou antes da sua viagem, você precisa entrar em contato com a companhia de seguros de viagem o mais rápido possível para que possa aconselhá-lo sobre o que fazer.
Agora que você sabe como funciona um seguro de viagem e entende sua importância, reserve um tempo para ele durante o planejamento de sua viagem. Assim, você garante um passeio protegido e tranquilo!