Como funciona um seguro de viagem?

Pense um pouco sobre isso: você faz o seguro de seu carro, de sua casa, de sua saúde e até seguro de vida. Então por que não proteger também sua viagem? Saiba como funciona um seguro de viagem:

Muitos custos da sua viagem têm que ser pagos antecipadamente e não são reembolsáveis, o que pode fazer com que você tenha que desembolsar milhares de reais.

Além disso, acidentes infelizmente a acontecem de maneira imprevisível e não saber como funciona um seguro viagem não parece ser um bom negócio durante uma emergência.

Saiba como funciona o seguro de viagem e porque adquiri-lo

Entender como funciona um seguro de viagem pode te salvar de muitos apuros além de resguardar seu investimento.

A cobertura mais básica e a mais indispensável é com certeza, a de reembolso para casos de emergência médica e problemas de saúde. Entretanto, seu seguro viagem cobre uma miríade de outros problemas e situações. Por exemplo:

  • Cobertura em caso de atraso ou perda de bagagem

Caso sua mala seja perdida pelo meio do trajeto ou não chegue até você a tempo, o seu seguro viagem deverá providenciar o acesso aos itens básicos de higiene, por exemplo.

Caso a bagagem não seja encontrada, você pode te direito ao reembolso total correspondente ao valor dos itens.

  • Seguro de cancelamento de viagem

A cobertura para cancelamento de viagem funciona exatamente da maneira que o nome sugere: oferecendo reembolso para o caso de perdas e prejuízo decorrente de cancelamento ou imprevistos de sua viagem.

As razões cobertas incluem tipicamente doença, mau tempo, e insolvência financeira da agência de viagens ou do provedor de viagens. Tanto você como os membros da sua família são cobertos, até um determinado valor.

Exclusões notáveis ​​e comuns incluem mudanças nos planos devido a agendamento, dificuldade financeira ou problemas de saúde relacionados a uma condição pré-existente.

  • Cobertura para roubo

Caso seus itens sejam roubados você pode ter direito ao reembolso. Entretanto, na maioria dos casos ele só é liberado se for comprovado que você não deixou seus itens fora de sua vista ou sob cuidado de terceiros.

Além disso, lembre-se de sempre que possível, manter consigo as notas e quaisquer comprovantes que possam servir para evidenciar a posse dos objetos que podem ser roubados.

Como obter

Entender como funciona um seguro de viagem é o primeiro passo. Entretanto, normalmente a dúvida seguinte é: como e onde obter um seguro de viagem?

Existem muitas formas de conseguir fechar um bom negócio. A mais clássica é diretamente na agência de viagens com um intermediador. Porém é mais trabalhoso, já que precisará se deslocar até cada local individualmente.

A maneira mais fácil e simples é diretamente através da internet. Alguns comparadores de seguro trabalham junto a diferentes seguradoras, e são capazes de oferecer acesso a diferentes planos com cotações instantâneas.

Algumas pessoas preferem optar pelo seguro do cartão de crédito, já que normalmente ele é anunciado como um benefício gratuito para atrair clientes.

Esses seguros são em geral muito básicos e de baixa cobertura, por isso sempre compare, pesquise e garanta que entende exatamente como funciona um seguro viagem e seus direitos como segurado.

Se algo acontecer durante ou antes da sua viagem, você precisa entrar em contato com a companhia de seguros de viagem o mais rápido possível para que possa aconselhá-lo sobre o que fazer.

Agora que você sabe como funciona um seguro de viagem e entende sua importância, reserve um tempo para ele durante o planejamento de sua viagem. Assim, você garante um passeio protegido e tranquilo!