Como funciona o seguro viagens?

Você sabe o que o seguro de viagem faz e qual a sua importância? Descubra como funciona o seguro viagens e entenda como ele pode te manter protegido durante suas férias:

O seguro de viagem é uma rede de segurança para os viajantes. Ele oferece cobertura para os riscos que enfrentamos quando viajamos e nos protege contra as perdas que podemos incorrer se o inesperado acontecer.

Os riscos comuns de viagem incluem emergências médicas, cancelamentos de viagem, reembolso em caso de bagagem perdida ou danificada, entre outras situações.

Como funciona o seguro viagens – saiba como se manter protegido

Dependendo do nível de seguro que você adquire, sua política pode abranger diferentes coberturas e taxas de reembolso. Entender como funciona o seguro viagens é extremamente importante na hora de reaver seus direitos.

O seguro de viagem funciona como a maioria das outras formas de seguro, onde você paga antecipadamente e é reembolsado pela sua seguradora em uma data posterior após a apresentação de uma reivindicação.

Tal como acontece com outros tipos de seguro, fazer uma reinvindicação envolve o fornecimento de documentação como prova de sua perda e o devido encaminhamento de acordo com os procedimentos e prazos.

O que cobre o seguro de viagem?

Saber como funciona o seguro viagens é algo simples e pode te poupar muito tempo e preocupação.

Existem três áreas de risco principais que o seguro de viagem cobre: ​​emergências médicas, cancelamentos de viagem e bagagem perdida ou danificada.

Os benefícios listados aqui são normalmente incluídos em uma política básica de seguro de viagem:

  • Assistência médica de emergência: inclui tratamento médico de emergência e evacuação médica caso necessário.
  • Taxas de cancelamento e depósitos perdidos: Isso inclui o reembolso de depósitos e taxas de cancelamento em caso de despesas normalmente não reembolsáveis, que podem ser hospedagem, passeios, passagens etc.
  • Cobertura para atraso de viagem: inclui o reembolso de refeições e despesas de acomodação devido a um atraso na sua viagem por qualquer motivo.
  • Bagagem e objetos pessoais. Isso inclui o reembolso de bagagem perdida, roubada ou danificada e objetos pessoais.

No caso de tratamento médico de emergência ou hospitalização uma garantia inicial de pagamento geralmente precisará ser feita de seu próprio bolso, entretanto, a seguradora deve fornecer o reembolso assim que possível.

Se você apresentar uma reivindicação de cobertura de cancelamento, a seguradora pagará a diferença entre qualquer reembolso que você obtiver do fornecedor e o que você originalmente pagou pela viagem.

No caso de bagagem perdida, roubada ou danificada e objetos pessoais, o sucesso da sua reivindicação dependerá do fornecimento de provas suficientes.

Podem ser requisitados relatórios policiais e evidência de que o incidente não foi devido à sua própria negligência.

Coberturas adicionais

Se você realmente quer saber como funciona o seguro viagens, as coberturas adicionais são muito importantes.

Muitas apólices de seguro de viagem oferecem uma série de benefícios que são incluídos para compra como extras opcionais. Estes podem incluir:

  • Morte acidental. Um benefício é pago se você morrer devido a uma lesão sofrida em sua jornada.
  • Deficiência permanente. Um benefício é pago se você estiver permanentemente incapacitado devido a uma lesão sofrida em sua jornada.
  • Esportes radicais e atividades. Isso abrange uma variedade de atividades de aventura, e as atividades de alto risco geralmente exigem esta cobertura adicional.

  • Responsabilidade pessoal. Isso cobre sua responsabilidade legal se você matar ou prejudicar um terceiro ou danificar sua propriedade.

Saber como funciona o seguro viagens pode proteger o seu investimento e em alguns casos pode salvar sua vida.

Além disso, agora que você entende como funciona o seguro viagens, com certeza percebe que ele é um item fundamental para qualquer viajante que queira desfrutas de suas férias com tranquilidade e ter um passeio seguro!