Sempre que se fala em viajar de avião, já nos deparamos com momentos de ansiedade, preocupação e planejamento. As passagens custam caro, as companhias nos exigem diversas coisas, mas é importante conhecermos também quais são os nossos direitos diante de atrasos e cancelamentos de voos.
Quando as companhias atrasam, ou cancelam um voo, geram muito transtorno para os seus passageiros, além de insegurança e frustração. Isso tanto em voos nacionais quanto em voos internacionais.
Em caso de atraso superior a 2 horas
Se seu voo tiver um atraso maior que 2 horas, a companhia aérea tem o dever te fornecer alimentação, e telefone para comunicação.
Em casos de cancelamento, ou atrasos superiores a 4 horas, você tem direito de escolher a melhor maneira de se acomodar. Seja indo para um hotel, ou até exigindo que a sua companhia aérea te coloque em um voo de outra companhia aérea.
Você pode também solicitar o reembolso total de sua passagem, solicitar meios de voltar para a sua residência, ou embarcar em um próximo voo da mesma companhia aérea.
Para destinos nos EUA, se o cancelamento ou atraso for por algum problema ocasionado pela empresa, você tem direito a acomodação, reembolso, embarque por outra companhia, entre outro.
Caso o atraso ou cancelamento, seja por questões climáticas, você não têm nenhum direito, apenas alguns descontos, e remarcação do seu voo, todas as demais despesas serão por conta do passageiro.
Se você estiver viajando para a europa, e seu voo tiver atraso ou cancelamento, se for por questões operacionais você terá o mesmo suporte que no Brasil, se o atraso exceder a 3 horas, você pode receber uma indenização que vai de 200 até 600 euros.
Se o atraso ou cancelamento for por questões climáticas, você não tem nenhum reembolso ou auxilio. Apenas a remarcação do seu voo, pela mesma empresa.
De forma geral no Brasil, se você teve qualquer transtorno decorrente da sua viagem aérea, você tem o direito de ser reembolsado, ou receber a ajuda que lhe é devida.
É importante que o consumidor vá atrás dos seus direitos, pois muitas vezes as companhias aéreas insistem em não arcar com o que está previsto em lei.
Para evitar passar por estes problemas, e ter frustrações, seguem algumas dicas para você
Estas são algumas dicas que podem te ajudar a evitar passar por problemas durante o seu voo.
Para ter mais segurança na hora de ir viajar, uma boa opção, é ter um serviço de seguros. Isso diminui muito o risco de problemas desagradáveis durante a sua viagem.
Para isso, você pode contar com a Real Seguro Viagem, que possui parceiros exclusivos, e te ajuda a encontrar a melhor opção em seguros.
Agora que você já conhece quais são os seus direitos, e como você deve proceder em caso de atrasos e cancelamentos de voos, é só escolher o destino, e fazer a sua viagem dos sonhos.