sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Saiba mais sobre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo e sua importância histórica

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo foram estruturas e monumentos notáveis ligadas a sociedades antigas e que são lembradas e consideradas algumas das maiores conquistas da história. 

Elas são feitos da engenharia e criatividade humanas que representam a cultura, história, religião e costumes de povos antigos.

O conhecimento sobre este assunto e outros aspectos do passado da humanidade pode ser um aliado de viajantes, uma vez que informações tornam as experiências turísticas ainda mais ricas e interessantes. 

Dessa forma, confira a lista que preparamos sobre as 7 maravilhas do mundo antigo e suas curiosidades e faça desse conhecimento um ingrediente a mais para suas viagens.

7 Maravilhas do Mundo Antigo: informações e curiosidades 

Apesar das 7 maravilhas do mundo antigo não existirem mais – com exceção da Grande Pirâmide de Gizé – existem diversas formas de se aprender sobre este assunto, entre elas o turismo.

Ao viajar, entramos em contato com contextos mais amplos, que ajudam na compreensão do lugar visitado. Por exemplo, ao conversar com populações locais, temos a oportunidade de saber como elas veem sua própria história e cultura. 

Experimentar pratos tradicionais, visitar museus ou outros espaços e eventos dedicados à memória daquele território, entre outras atividades turísticas, quando somadas a conhecimento previamente adquirido, certamente ampliam a mente do viajante. 

Viajar para lugares como o Egito, Grécia, Iraque e outros lugares que já foram território desses monumentos antigos tendo conhecimento prévio a respeito deles pode tornar sua viagem ainda mais proveitosa e rica culturalmente.

Saiba, a seguir, quais são as 7 Maravilhas do Mundo Antigo, informações, curiosidades, onde eram localizadas e mais: 

1. A Grande Pirâmide de Gizé

Pirâmide de Gizé e estátua no Egito

A Grande Pirâmide de Gizé é a única entre as maravilhas do mundo antigo que ainda pode ser contemplada atualmente (Fonte: Canva)


Localizada no Egito, essa pirâmide foi construída em torno de 2500 a.C para ser tumba para o faraó Quéops. 

A únida das 7 Maravilhas do Mundo Moderno que ainda pode ser contemplada atualmente por visitantes, ela é uma prova de que na antiguidade as coisas não eram tão incipientes quanto se pensa. 

Afinal, os blocos que compõem o monumento de 137 metros de altura podem pesar entre duas toneladas até 30 toneladas. Como os egípcios fizeram para levantar essas pesadas pedras para a construção da pirâmide?

Esse é um entre tantos mistérios que fazem ou fizeram parte dos estudos a respeito da pirâmide e da sociedade egípcia da época, e muito ainda vem sendo descoberto. 

Essa pirâmide desperta curiosidade e encantamento a todos que apreciam sua beleza. Para aqueles que a estudam, ainda mais, uma vez que sua estrutura interna possui compartimentos que não podem ser acessados, a não ser que se destrua suas estruturas, o que é inviável.  

Apesar da estrutura vista hoje estar danificada em alguns pontos e empoeirada, ela ainda é de encantar aos olhos. Imagina só como era há 4 mil anos atrás? 

Se você planeja ir ao Egito conhecer essa maravilha da antiguidade, não deixe de estudar sobre a sociedade egípcia, bem como as tecnologias e mistérios a respeito das pirâmides. Isso tornará essa experiência ainda mais incrível!

2. Os Jardins Suspensos da Babilônia

Imagem digital de como os Jardins Suspensos da Babilônia poderiam ser

Uma estrutura repleta de flores, árvores, plantas e animais por todos os andares (Fonte: Imagem digital/Midjourney)


Entre as maravilhas relatadas, os Jardins Suspensos da Babilônia é um dos quais menos se sabe a respeito. Muitos até questionam se de fato eles existiram. 

Acredita-se que tenha sido construída no século VI a.C. pelo rei da Mesopotâmia Nabucodonosor II, para  sua esposa, que sentia saudades das florestas e campos de sua terra natal. 

A estrutura, como o próprio nome diz, era composta por seis andares de terraços, cada um composto por jardins botânicos, com flores, árvores e até mesmo cascatas e animais. 

Pouco se sabe sobre como tudo era conservado, assim como as razões para ter sido destruído. Dizem que os jardins eram mantidos por sistemas de irrigação que partiam do rio Eufrates e que pode ter sido destruído por terremotos. 

A Mesopotâmia ficava localizada entre os rios Tigre e Eufrates, onde atualmente estão localizados os países do Oriente Médio Irã, Iraque e Jordânia.  

3. Mausoléu de Halicarnasso

Ruínas do Mausoléu de Halicarnasso

As ruínas do que um dia foi o Mausoléu de Halicarnasso podem ser visitadas na Turquia (Fonte: Canva)


Construído como tumba para o rei Mausolo, que governou entre os anos 370 a.C. e 353 a.C., o monumento ficava na antiga cidade de Halicarnasso, no reino de Caria.

É, inclusive, a partir deste templo que surgiu o termo mausoléu, que diz respeito a tumbas grandiosas construídas para figuras importantes. 

Ele tinha 45 metros de altura, era ladeado por estátuas e, no alto, possuía uma escada em forma de pirâmide que conduzia ao topo, com esculturas do governante e sua esposa. 

O que na antiguidade era Halicarnasso atualmente é Bodrum, na Turquia. Na cidade, é possível visitar as ruínas do que um dia foi este monumento.

4. Templo de Ártemis

Imagem digital do que era o templo de Artemis

A versão mais grandiosa do templo de Artemis tinha tantos detalhes que levou 200 anos para ser finalizado (Fonte: Canva)


Homenagem para a deusa grega da fertilidade e caça, o Templo de Artemis foi destruído e construído diversas vezes ao longo da história, com cada versão sendo maior que a anterior. Ela ficava em Éfeso, cidade da Grécia antiga.  

O primeiro santuário data da Idade do Bronze, muitos atribuem sua construção às Amazonas, mas não se sabe ao certo, alguns inclusive consideram que pode ser de antes disso.

Após ser destruído por uma inundação, ele foi reerguido por volta de 550 a.C. a mando de Creso da Lídia e, em 356 a.C. foi novamente destruído, dessa vez por um incêndio. 

Ruínas do Templo de Artemis

O que era o Templo de Artemis hoje é um sítio arqueológico com o pouco que restou da obra (Fonte: Unsplash)


Sua última versão, a mais grandiosa, que fez dela Maravilha do Mundo Antigo, levou 200 anos para ser construído, sendo composto por 127 colunas de cerca de 20 metros de altura cada uma, decoradas com obras de arte. 

5. A Estátua de Zeus

Uma escultura gigante de Zeus sentado em um trono, com cerca de 13 metros de altura, erguida em templo dedicado ao deus da mitologia grega.

Desenho digital recriando uma possível Estátua de Zeus

Desenho digital recriando uma possível Estátua de Zeus (Fonte: Imagem digital/Midjourney)


Feita de marfim e ébano, sendo que os olhos eram de pedras preciosas, não é a toa que esse impressionante monumento foi considerado como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.   

Ruínas do antigo templo de Zeus

O que restou do antigo templo de Zeus pode ser visitado na Grécia (Fonte: Unsplash)


De toda a estrutura, restaram apenas algumas colunas do templo, que pode ser visitado atualmente em Atenas, na Grécia. 

6. O Colosso de Rodes

Imagem ilustrativa do Colosso de Rodes
Imagem ilustrativa do que um dia foi o Colosso de Rodes (Fonte: Canva)


Estátua erguida por volta de 280 a.C. em homenagem a Hélios, deus do sol, também da mitologia grega, ela foi destruída em razão de um terremoto que ocorreu em 226 a.C. 

Ela tinha 30 metros de altura e servia como porta de entrada para a ilha de Rodes. De acordo com alguns historiadores, em uma das mãos da estátua haviam luzes que iluminavam embarcações noturnas

Mesmo tendo durado apenas 5 décadas, o Colosso de Rodes era tão impressionante que é lembrado até os dias atuais e foram vários os registros históricos encontrados descrevendo o impressionante monumento. 

Durante cerca de 800 anos, os fragmentos da estátua caída foram visitados por pessoas de diversas culturas, até que foi retirada do local com a finalidade de derreter sua camada de metal e ficou apenas para a história. 

7. O Farol de Alexandria

Imagem ilustrativa do antigo Farol de Alexandria
O Farol de Alexandria foi erguido da ilha de Pharos, em Alexandria (Fonte: Canva)


Entre 280 a.C. e 247 a.C. foi construído pelo reino Ptolomaico, na cidade de Alexandria, atualmente no Egito, este farol que tinha uma média de 130 metros de altura e, por muito tempo, foi uma das estruturas mais altas do mundo. 

Ele servia de referencial para os navegantes. Nele, eram usados espelhos para refletir a luz do sol durante o dia e fogo para iluminar durante a noite. 

Os faróis são muito úteis para navegações até hoje em dia e este, de Alexandria, é o primeiro que se conhece na história. Tanto que o nome farol deriva da ilha de Faros. 

Inspirado para a sua próxima viagem? 

Todos estes feitos mostram como as civilizações antigas poderiam ser avançadas quando se trata de engenharia, arquitetura e arte. 

Após saber sobre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo, a sua viagem para lugares como Grécia, Egito e Turquia terá um fator de interesse a mais, não é mesmo? 

Por mais que a maioria de tais monumentos não existam mais, eles contam a história de civilizações que influenciaram em muito do que conhecemos e sabemos atualmente. 

Leve essas informações históricas com você em suas viagens! Além delas, também não deixe de levar o seguro viagem! Faça uma cotação e veja como é prático e vantajoso contratar este serviço ao viajar: 

__CALLTOACTION(COTAR)__