O seguro viagem Europa tratado de Schengen não é uma opção, é uma obrigatoriedade exigida pela legislação local para que turistas tenham a garantia de um passeio protegido.
Esta foi a foram que o governo Europeu conseguiu para garantir a integridade de quem frequenta o espaço, afinal de contas, imprevistos podem acontecer em qualquer lugar. E mesmo os países da Europa tendo um dos menos índices de violência, certos acontecimentos são inerentes.
Ou seja, não é descartado a chance de você passar mal, se acidentar em uma atividade radical ou até mesmo simples, como uma queda boba na rua, extravio de bagagem, enfim, uma infinidade de possibilidades ruins. Estar em um país estrangeiro pode tornar esses acontecimentos ainda mais difíceis de resolver.
Para que você entenda a obrigatoriedade do seguro viagem Europa tratado de Schengen, entenda o que é o tratado. Confira:
O tratado de Schengen ou acordo de Schengen foi assinado em 1985. Primeiramente firmado entre França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, hoje já conta com mais de 30 países europeus, na maioria integrantes da União Europeia;
O acordo prevê uma a abertura de fronteiras entre os países integrantes, todos europeus, permitindo livre circulação de pessoas dentro do território do tratado.
A área não deve ser confundida, no entanto, com a União Europeia, pois são acordos diferentes. Por mais que o Tratado de Schengen integre o quadro institucional da UE, ele se estende para países que não fazem parte do bloco econômico, como Islândia, Noruega e Suíça.
No entanto, o seguro viagem Europa tratado de Schengen não é exigido para alguns países como:
O acordo prevê o estabelecimento de regras específicas para turistas que pretendem visitar os países signatários. Uma delas é a obrigatoriedade de um seguro viagem internacional que disponibilize assistência médica no valor mínimo de 30 mil euros.
Um dos principais objetivos é garantir que o viajante tenha a condição de arcar com eventuais custos médicos durante a sua viagem. Caso contrário, você corre o risco de ter sua viagem cancelada e será deportado.
Esse valor do seguro saúde para Europa é estipulado para todos os países pertencentes ao tratado, e garante que haja o auxílio médico em caso de doença ou acidente.
A isenção de visto não priva os turistas brasileiros do cumprimento de algumas formalidades de entrada no espaço Schengen. Confira algumas das obrigações aqui:
Gostou do conteúdo sobre o seguro viagem Europa tratado de Schengen? Comente o que você achou e não deixe de compartilhar essas informações com seus familiares e amigos.