Cotar agora!
Por Jaqueline • Real Seguro Viagem em 31/08/22 às 10:34.

Conheça algumas das praias mais bonitas do Brasil!

No Brasil existem inúmeras opções de praias para aproveitar em diferentes épocas do ano. Isso é maravilhoso mas, ao mesmo tempo, dificulta a escolha do destino. Por isso, listamos algumas das praias mais bonitas do Brasil para te ajudar a decidir!

Primeiro, confira a lista e veja as praias que mais chamam sua atenção. Depois, leve em conta a região do país na qual a praia fica, pesquisando preços para se deslocar até lá e checando quais têm o melhor custo-benefício para você e seus acompanhantes!

Ah, nossa lista não é por ordem de beleza, ok? Olha só as opções:

1. Praia da Baía do Sancho - Fernando de Noronha (PE)

A água azul lindíssima da Praia da Baía do Sancho parece ser diferente de qualquer azul que já visto em outros lugares. Ela é realmente sensacional!

Dá um certo trabalho chegar até a Praia de Sancho, e ela é uma das mais caras do Brasil, mas sua beleza é realmente deslumbrante, o que torna ela muito famosa, apesar disso.

Para chegar até ela é preciso ir pelo mar (de barco), ou por terra (de carro), e você terá que descer uma escada bem inclinada para chegar nela. 

Além de que não há cadeira de praia ou guarda-sol por lá, então você precisará alugar na ilha subjacente. Por esses motivos, a praia não é acessível para todos, leve isso em conta se pensa em ir até lá!


Fernando de Noronha é repleta de praias incríveis e cheias de vida marinha! (Fonte: Canva)

Apesar da parte complicada, esse difícil acesso faz com que a Baía do Sancho mantenha-se preservada apesar dos muitos visitantes que circulam por Fernando de Noronha.

Com isso, a água do mar é tão transparente que é possível enxergar a vida marinha em até 15 metros de profundidade!

  • Onde ficar: procure se hospedar na Vila dos Remédios (Centro Histórico de Noronha) ou na Vila do Trinta.
  • Quando ir: Depende do seu perfil: janeiro é incrível para surfistas (pelas ondas enormes), e de agosto a novembro é ideal para mergulhos e aproveitar a brisa. Evite ir entre abril e junho, pois são meses chuvosos!

  • 2. Praia da Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)

    Vizinha da Baía do Sancho, localizada em Fernando de Noronha, vale muito a visita!

    O diferencial dessa praia é que ela é formada no meio de um paredão de pedras e cercada por paisagens verdes, e diversas piscinas naturais acessíveis durante a maré baixa.


    A Praia da Baía dos Porcos é uma das mais famosas de Fernando de Noronha (Fonte: Canva)

    Diferindo um pouco da sua vizinha de cima, as águas da Baía dos Porcos são esverdeadas e costumam receber a ilustre visita das tartarugas – um charme só!

  • Como chegar: o acesso à Baía dos Porcos é pela Praia Cacimba do Padre, seguindo a mesma linha de escadaria e uma pequena passagem por pedras.
  • Onde ficar: você pode se hospedar também no Centro Histórico de Fernando de Noronha, na Vila dos Remédios – tudo flui dali!
  • Quando ir: a indicação é a mesma que para a Baía do Sancho, ou seja, a época ideal é entre agosto a novembro (e dezembro).

  • 3. Praia de Antunes - Maragogi (AL)

    Nós nem precisamos ressaltar a fama de Maragogi, cidade das piscinas naturais mais lindas do mundo! Mas o local ainda tem um "bônus": suas praias!

    A Praia de Antunes tem uma extensão de faixa de areia tão grande que, ao olhar, se perde na vista! 


    Alagoas é chamado de "Caribe Brasileiro" devido as suas águas quentinhas e azuis (Fonte: Canva)

    Odeia entrar em mar gelado? Resolvido! A Praia de Antunes tem águas cristalinas e quentes!

  • Como chegar: a partir de Japaratinga, basta seguir pela rodovia AL-101 por 20km e seguir as placas que você chegará em uma estrada de terra, e após uma média de 5 minutos nela você já avistará o paraíso.
  • Onde ficar: você pode se hospedar em Japaratinga, que fica a uma média de 16,8km 20km da praia de Antunes, e os preços das hospedagens são bastante acessíveis.
  • Quando ir: os melhores meses para visitar Maragogi são aqueles de pouca chuva, então opte por ir de setembro a fevereiro!

  • 4. Praia dos Carneiros - Tamandaré (PE)

    É até repetitivo dizer isso, mas sim, a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, é reconhecidamente uma das praias mais bonitas do Brasil e, por isso, bastante turística.


    Além de lindo, a Praia dos Carneiros é bem tranquila (Fonte: Canva)

    Esse cenário paradisíaco é cheio de piscinas naturais e disponibiliza ótimos passeios de embarcações. A praia reserva um visual com muitos coqueiros e água calma e quente em qualquer época do ano!

  • Onde ficar: você pode se hospedar em Carneiros mesmo, já que possui muitos hotéis e pousadas, ou também pode escolher ficar em Recife ou Porto de Galinhas e passar um dia em Carneiros.
  • Quando ir: em qualquer época do ano!

  • 5. Praia do Francês - Marechal Deodoro (AL)

    Essa, além de ser uma das praias mais bonitas do Brasil, ainda ganha o posto de uma das melhores de Alagoas! Quem visita Maceió não pode ficar sem passar na Praia do Francês!


    Gosta de águas calmas? A Praia do Francês é o destino certo para você! (Fonte: Canva)

    Com águas calmas e azuladas, na maré baixa a Praia do Francês é cercada por uma barreira de corais que fazem com que o mar se pareça uma piscina! Para viagens em família, e principalmente com crianças, esse é o destino certo!



    6. Lençóis Maranhenses - Barreirinhas (MA)

    Piscinas límpidas de água de chuva formadas em meio a grandiosas dunas, os Lençóis Maranhenses precisam entrar em sua lista de lugares para conhecer!


    O Parque dos Lençóis Maranhenses é incrível e repleto de lagoas cristalinas (Fonte: Canva)

    E veja bem, você não precisa escolher uma só lagoa (praia) dos Lençóis Maranhenses: faça o circuito todo e conheça não só Barreirinhas, mas também Atins e Santo Amaro. Teste o Circuito Lagoa das Emendadas!

  • Onde ficar: se hospede em Barreirinhas, MA. Existe uma infinidade de pousadas, flats e hotéis para você escolher.
  • Quando ir: para quem quer conhecer as lagoas (praias) no seu auge, vá após o período de chuva, nos meses de abril, maio e junho.

  • 7. Segunda Praia de Morro de São Paulo (BA)

    Morro de São Paulo, na Bahia, é outro destino de praia que vem ganhando destaque, cada vez mais, entre turistas. E isso não é a toa!


    Cada uma das praias de Morro de São Paulo têm suas próprias características e merecem a visita! (Fonte: Canva)

    E adivinhe, não existe apenas uma praia em Morro de São Paulo, mas várias! A praia mais procurada por turistas é a Segunda Praia por ser mais badalada, com vários restaurantes e bares, e super agradável para dar um mergulho! 

  • Onde ficar: você pode se hospedar em Salvador, já que Morro de São Paulo fica a 60km de lá.
  • Quando ir: a alta temporada é da segunda quinzena de dezembro ao Carnaval, então se você não quer muvuca, vá em meses como agosto, setembro, outubro e novembro. Ah, e fique de olho para ir em épocas de mará baixa e aproveitar mais o arquipélago.

  • 8. Ilha de Campeche - Florianópolis (SC)

    Florianópolis está entre um dos maiores roteiros praianos que enriquecem o estado de Santa Catarina, mas aqui queremos destacar a llha de Campeche.


    Além do mar tranquilo, a Ilha de Campeche também é um dos mais importantes sítios arqueológicos de Santa Catarina (Fonte: Canva)

    Exuberante ao mesmo tempo que é delicada, a Ilha de Campeche tem uma praia aberta ao público, e o restante é área de preservação ambiental.  O único jeito de chegar até ela é de barco.

    Não se confunda: existe a Praia de Campeche e a praia da Ilha de Campeche, que fica em frente a primeira. Você pode pegar o barco:

  • da Praia de Campeche (demora 10 minutos);
  • da Praia da Armação (que é do lado) (demora até 40 minutos);
  • da Praia da Barra da Lagoa (demora 1h30).
  • Ademais, a ilha tem o limite de 480 visitantes por dia, então reserve com antecedência seu passeio. Lá você tem 4h para curtir o local!

    Existem restaurantes, trilhas, opções de mergulho, entre outras atrações no local. E é perfeito! Vale cada minuto!


    9. Praia Vermelha, Garopaba (SC)

    Esta praia está localizada entre a praia do Ouvidor e a Praia do Rosa, e fica em uma área particular. Porém, o acesso de pedestres é liberado!


    Além da praia, ainda é possível encontrar uma piscina natural entre as pedras logo no comecinho da trilha da Praia Vermelha (Fonte: Canva)

    Para quem gosta de belezas naturais, a Praia Vermelha é um prato cheio! Não há o que dizer, ela é linda e por mais que sua costa seja curta, é de tirar o fôlego!

  • Como chegar: o acesso para essa praia se dá por uma trilha que começa no canto esquerdo da Praia do Rosa, ou por uma trilha cimentada próxima a entrada da praia do Ouvidor.
  • Onde ficar: você pode se hospedar na Praia do Rosa Norte ou na Praia do Ouvidor.
  • Quando ir: o verão é sempre mais quente e ensolarado, então vá na alta temporada de outubro a fevereiro.

  • 10. Praia da Guarda do Embaú, Palhoça (SC)

    Mais um destino em Santa Catariana, a praia de Guarda do Embaú, no Distrito de Palhoça, é outro que se destaca. O local ganhou fama pelas ondas maravilhosas e pela beleza natural abundante do local.


    Essa é a queridinha dos surfistas, mas também esconde trilhas maravilhosas por perto (Foto: Canva)

    Além disso, o lugar mantém um ar mais de vilarejo de pescadores. Se procura calma, esse é o destino!

  • Como chegar: para chegar à Praia que leva o nome desse tópico é preciso atravessar o Rio da Madre, e você pode fazer isso de duas formas: a nado (como os surfistas fazem) ou em barcos que estão sempre a esperar visitantes para fazer a travessia.
  • Onde ficar: hospede-se em Paljoça, SC. Não faltam bons holstes, hotéis e pousadas.
  • Quando ir: na alta temporada (de outubro a fevereiro), se quiser aproveitar sol e mar.

  • 11. Praia de Juquehy, São Sebastião (SP)

    Essa tem se tornado uma das praias mais famosas do litoral norte de São Paulo, roubando o posto até mesmo da Praia de Maresias.

    Juquehy é o destino perfeito para quem gosta de badalação, pousadas elegantes e lugares com muitos restaurantes e quiosques. Usualmente, por isso, é muito escolhida para viagens animadas em família ou lua de mel!

    Com suas tendas coloridas na areia é impossível não se apaixonar!

  • Como chegar: vá de São Paulo à São Sebastião pelo litoral, via Bertioga.
  • Onde ficar: nas belas hospedagens de São Sebastião: em meio à natureza, á beira mar, você escolhe!
  • Quando ir: vale ir em qualquer ocasião do ano!

  • 12. Praia do Sono, Paraty (RJ)

    Busca praias selvagens em Paraty? Então o cenário da Costa Verde do Rio de Janeiro te reserva a Praia do Sono! Com longa faixa de areia, vegetação super preservada e um visal pra lá de paradisíaco com um ar de ilha encantada, esse destino é apaixonante.


    Caso queira esticar um pouco mais a visita, é possível acampar na Praia do Sono (Fonte: Canva)

  • Como chegar: para chegar à Praia do Sono é preciso fazer uma caminha por cerca de 4km por dentro da Mata Atlântica ou fazer um trajeto de barco. Ambos os caminhos começam no Condomínio Laranjeiras (25km do Centro de Paraty). Ali, ainda vale visitar Antigos e Antiguinhos, praias vizinhas.
  • Onde ficar: hospegagem em Paraty!
  • Quando ir: acredite, a melhor época para ir a esse destino é no inverno, entre junho e setembro.

  • 13. Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo (RJ)

    Você com certeza já viu a foto de uma escadaria super fotogênica que desce até a praia, e essa é a Praia do Pontal do Atalaia. O mar azul intenso e cristalino e a areia branca e fina fazem um contraste que quase parece não ser real.


    O azul do mar é a principal atração de Pontal do Atalaia (Fonte: Canva)

    São várias prainhas e atrações no Pontal do Atalaia:

  • prainhas do Pontal do Atalaia;
  • praia do pontal;
  • mirante do pontal;
  • passeio de barco;
  • Gruta do Amor;
  • mergulho;
  • praia dos anjos;.
  • praia do farol.

  • Como chegar: o acesso às prainhas é pela portaria de um condomínio, então você só precisa se identificar e eles liberam sua entrada. Você pode circular lá dentro de carro ou a pé.
  • Onde ficar: opte por se hospedar em Arraial do Cabo mesmo!
  • Quando ir: quando a maré está baixa, ou seja, na época que menos chove que são os meses de junho, julho e agosto, mas a região dos lagos é ótima em qualquer ocasião!
  • Tudo certo para a sua viagem à praia?

    E aí, deu vontade de tirar o biquini ou bermuda da gaveta? Arruma sua mala com roupas frescas e também com looks de frio mais leves, afinal, estamos falando de região litorânea.

    E para viajar com segurança não se esqueça de providenciar um Seguro Viagem Nacional, pois só quem já passou mal ou teve algum imprevisto na praia sabe do perrengue (e esse não é chique).

    Com o investimento de cerca de R$ 6,00 por dia de viagem você já pode visitar praias maravilhosas despreocupado. Clique e confira: