Cotar agora!
Por Joao Paulo Brasil • Real Seguro Viagem em 09/12/22 às 15:39.

Conheça as 5 melhores praias do litoral paulista!

Se você é um amante do litoral, as praias de São Paulo não podem ficar de fora do seu roteiro de jeito nenhum! Está na hora de colocar os seus planos em prática e dar uma chance para o litoral paulista de surpreender. 

Afinal, nele se encontram algumas das melhores praias do Brasil. Para quem não é do estado, pode até parecer estranho, recomendamos percorrer os destinos praianos de SP, mas pode confiar que você não irá se arrepender!

São mais de 600 quilômetros de extensão entre praias e reservas naturais perfeitas para um dia de descanso com os amigos, família ou até mesmo sozinho. 

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre as melhores praias de São Paulo? Então você veio ao lugar certo! Confira abaixo o artigo preparado por nossa equipe e boa leitura!

5. Praia da Ilha das Couves, Ubatuba

As praias de Ubatuba estão entre as mais famosas de todo o país! (Fonte: Reprodução/Internet)


A Ilha das Couves está entre as mais bonitas praias de São Paulo e é um dos passeios favoritos para quem está em Ubatuba. Com mar de piscininha, em tons que variam do verde ao azul, a Ilha das Couves é o destino perfeito para quem busca um paraíso entre as praias de São Paulo. 

Quem vai à Ilha das Couves pode escolher entre duas praias distintas, e ambas são lindas. Seja qual for a sua pedida na Ilha das Couves, temos certeza que você irá aproveitá-la ao máximo!

A primeira praia da Ilha das Couves é onde chegam grande parte dos barcos de passeio. Conhecida como Praia Menor (Praia de Fora ou Praia do Japonês), essa praia tem água em tom de esmeralda e grande piscina para mergulho. 

Já a segunda praia, chamada de Praia Maior (Prainha das Couves ou Praia de Dentro), tem água em tons entre verde e azul. Essa é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia e também a que recebe mais turistas. Para chegar à segunda praia é preciso fazer uma trilha curta, de 5 minutos. 

Como chegar à Ilha das Couves

A Ilha das Couves faz parte do litoral de Ubatuba e o acesso é possível apenas pelo mar. O passeio até a Ilha das Couves é feito em lanchas e barcos que partem da praia de Picinguaba e de outras praias de Ubatuba.


São apenas três turnos de passeios por dia (às 8h, 11h e 14h) e em cada um deles são permitidos apenas 177 visitantes. O tempo da viagem a partir da Praia do Picinguaba é de apenas quinze minutos. 

O custo do passeio comum, em média, é de R $80 (ida e volta). Vale dizer que o estacionamento na Praia de Picinguaba, a depender do movimento, pode custar mais de R $30.

4. Praia Branca, Guarujá

As praias de Guaruja encantam qualquer viajante com suas belezas únicas. (Fonte: Reprodução/Internet)


Um paraíso escondido no Guarujá! Sem dúvida, a Praia Branca é uma das praias imperdíveis do litoral paulista! Com areia branca, águas cristalinas e extensos areais, esta é a praia para quem quer desfrutar de um dia em contato com a natureza sem muitas pessoas. 

Esta praia só é acessível por barco ou por um caminho entre as árvores, por isso é importante se organizar e levar lanches e bebidas se pretende passar um dia na Praia Branca porque não há infraestrutura no local.

Na alta temporada, a praia fica um pouco lotada e infelizmente suja. Para aproveitar este lugar, tente ir durante a semana. Essa praia é perfeita para quem visita Bertioga e quer fazer um passeio de um dia.

Como chegar à Praia Branca?

A praia fica na divisa com Bertioga e por isso é de fácil acesso de carro e ônibus. A Viação Litorânea faz o trajeto São Paulo (Tietê) – Bertioga e as passagens custam em torno de R $40.


Existem duas opções para cruzar a costa branca: por trilha ou de barco. Essa trilha é fácil de percorrer, pavimentada na maior parte do tempo e dura 30 minutos. De barco custa R $10 por pessoa e em 10 minutos chega-se à praia.

Para evitar a lotação de carros na balsa, recomendamos estacionar em Bertioga antes de cruzar a balsa.

3. Praia de Maresias, São Sebastião

O litoral de São Paulo encantam por oferecer praias para todos os perfis. (Fonte: Reprodução/Internet)


É impossível fazer uma lista das melhores praias de São Paulo sem incluir a Praia de Maresias. Alegre, estilosa e linda, Maresias vai além do simples oceano. O mais famoso é que há quem pense que Maresias é na verdade uma cidade. 

Aliás, Maresias é uma das praias e vizinhas de São Sebastião, o local que mais atrai turistas que visitam o litoral paulista pela primeira vez.

Maresias tem mais de 5 km de areia. Um deleite para os amantes da praia e um paraíso para quem procura relaxar na orla paulista. 

A Praia de Maresias é interessante para os mergulhadores, que encontram no Canto do Moreira (lado direito da praia) as condições ideais para a prática do esporte. 

Não é à toa que esta é a terra natal do talentoso campeão mundial Gabriel Medina. Quem não puder mergulhar não terá problemas para curtir a praia, nas águas calmas na hora de nadar, principalmente no canto esquerdo.

Maresias é a praia ideal para quem quer luxo aliado a bom atendimento e muita agitação. A vida noturna de Maresias é uma das melhores de São Paulo, o que significa que as pessoas ficam na praia o dia todo.

Como chegar na Praia de Maresias

A Praia de Maresias fica a 27 km do centro de São Sebastião. O acesso à praia é feito pela BR-101 (Rodovia Rio-Santos), que corta a areia e separa o comércio e pousadas da areia. Há estacionamento ao longo da estrada principal, bem como nas ruas próximas.


Quer conhecer as praias da Bahia? Veja nosso artigo com as 5 praias baianas mais bonitas!

2. Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba

A praia de Massaguaçu é a ideal para aproveitar paz e tranquilidade. (Fonte: Reprodução/Internet)


Se você procura uma praia urbana, mas que ainda possua um ambiente calmo e tranquilo, Massaguaçu é a localização perfeita entre as praias de São Paulo.

A praia é íngreme, por isso é muito perigoso para quem não sabe nadar ou tem crianças. A faixa de areia costuma ser disputada nos finais de semana de verão, então o melhor é aproveitar essa praia fora da alta temporada.

Como a praia é um pouco agitada, é popular entre os surfistas, mas basta olhar para as placas de sinalização e ter cuidado.

Como chegar na Praia de Massaguaçu?

Localizada próximo ao centro de Caraguatatuba, o acesso à praia é fácil, tanto para quem vai de carro quanto para quem vai de ônibus, visto que até o ponto de ônibus fica próximo.


A via litorânea vai de São Paulo (Tietê) a Caraguatatuba. A viagem dura cerca de 2h30 e custa cerca de R$ 60.

1. Praia do Jabaquara, Ilhabela

A praia de jabaquara é famosa por ter a famosa argila que os banhistas podem utilizar. (Fonte: Reprodução/Internet)


A Praia do Jabaquara, em Ilhabela, é uma das praias mais bonitas de São Paulo. Cercada por montanhas verdes e um lindo mar azul, Jabaquara é uma boa pedida para quem quer um visual mais natural, mas não abre mão de bons serviços à beira-mar. 

A faixa de areia de 500 metros da Praia do Jabaquara é bem larga e a praia é pouco movimentada (exceto em feriados importantes). Na praia há um bom atendimento de restaurantes que oferecem infraestrutura de moradia, cadeiras, banheiros e duchas de água doce, além dos melhores pratos do cardápio. Uma ótima alternativa para passar o dia!

Não podemos deixar de citar um fato importantíssimo: a Praia do Jabaquara é um dos redutos preferidos dos borrachudos de Ilhabela, o famoso mosquito que faz os visitantes dali ficarem loucos. Portanto, se você estiver a caminho da praia, deve estar bem preparado e trazer repelente de insetos!

Como chegar na Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara está localizada ao norte de Ilhabela, atrás da Praia da Pacuíba e a 20 km do terminal de balsas. Acessível por barco, veleiro ou carro, através de um caminho de terra que conduz à praia. 


Para estacionar, você pode optar por parar na estrada de terra ou descer até os restaurantes, onde há vagas ao longo da praia. Não há ônibus para a Praia do Jabaquara.

E aí, gostou de conhecer as melhores praias de São Paulo? Lembre-se de contratar o seu seguro viagem antes de embarcar para qualquer destino, seja nacional ou internacional. Até a próxima!