Cotar agora!
Por Joao Paulo Brasil • Real Seguro Viagem em 09/08/22 às 14:21.

Conheça as 7 novas maravilhas do mundo natural!

As 7 maravilhas naturais do mundo (em inglês, New7Wonders of Nature) é um projeto criado em 2007 que tem como objetivo selecionar as principais atrações da natureza de acordo com votação global

Ela foi iniciada e liderada por Bernard Weber, que com apoio do governo suíço, criou a Fundação New7Wonders. Ao todo, a iniciativa atraiu mais de 100 milhões de votos de todo o mundo, se tornando um grande sucesso.

Neste artigo, nossa equipe irá apresentar cada uma das 7 novas maravilhas da natureza para que você possa entender o motivo delas terem sido escolhidas e, quem sabe, já incluir na sua lista de destinos! Boa leitura!

1. Amazônia


A floresta Amazônica é a maior do mundo, e seu território se expande para além do Brasil!

Vamos iniciar a lista com uma maravilha brasileira: a Amazônia! Berço de uma ampla diversidade de fauna e flora, o local é um dos principais responsáveis pela emissão de oxigênio não só no Brasil, mas em todo o mundo. 

Também conhecida como o “Pulmão da Terra” devido à sua enorme importância para o ecossistema global, a Amazônia é a maior floresta do mundo, abrangendo uma área média de 6,7 milhões de quilômetros quadrados.

Uma curiosidade é que a Amazônia não é exclusiva do Brasil. Todo o território da floresta amazônica engloba mais 8 países além do Brasil, sendo eles: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Para cada um dos países que compartilham a Floresta Amazônica, ela representa mais de um terço da superfície da própria nação – tornando-a para todos a sua bio-reserva mais importante.

Leia também: Viagem para Amazônia: descubra tudo que você precisa saber [+ roteiros]

2. Baía de Ha-Long


Baía de Ha Long é um dos principais pontos turísticos da Ásia!

A Baía de Ha-Long (que, em viatnamita significa Baía do Dragão Descendente), se trata de um Patrimônio Mundial da UNESCO. Esse local é um dos principais pontos turísticos do país, e com certeza deve estar na lista de todos os amantes da natureza. 

Para os amantes de aventuras, a baía apresenta milhares de carstes (um tipo de relevo formado pelo efeito corrosivo da água em cima das rochas solúveis)  e ilhas de calcário em várias formas e tamanhos. 

Também chamada de Hạ Long Bay, essas zonas maiores compartilham características geológicas, geográficas, geomorfológicas, climáticas e culturais semelhantes.

Hạ Long Bay tem uma área de cerca de 1.553 km2, incluindo 1.960–2.000 ilhotas, a maioria das quais é calcária. O núcleo da baía tem uma área de 334 km² com alta densidade de 775 ilhotas. 

Todo o local passou por mais de 500 milhões de anos e diferentes condições climáticas para se formarem. Sob o clima tropical úmido, a evolução do carste na Baía levou cerca de 20 milhões de anos. 

A geodiversidade do ambiente na área criou biodiversidade, incluindo um ecossistema tropical sempre verde, oceânico e costeiro. Hạ Long Bay abriga aproximadamente 14 espécies florais endêmicas e 60 espécies faunísticas conhecidas.

Pesquisas históricas mostraram a presença de seres humanos pré-históricos nesta área há dezenas de milhares de anos, sendo assim uma das mais antigas da humanidade. 

3. Ilhas de Jeju


Jeju Island é o destino ideal para todos os tipos de viajantes!

Jejudo (também conhecido como Jeju Island) se trata de uma das ilhas vulcânicas mais famosas do mundo. Sua superfície de 1.846 km2 a torna a maior ilha a 130 km da costa da península coreana e a principal ilha da província de Jeju da Coréia do Sul. 

A ilha fica no Estreito da Coreia, a sudoeste da província de Jeolla do Sul. A ilha contém a ilha vulcânica natural de Jeju, Patrimônio Mundial da Humanidade, e os tubos de lava. 

Uma característica central de Jeju é Hallasan, a montanha mais alta da Coreia do Sul e um vulcão adormecido, que se eleva 1.950 m acima do nível do mar. Você sabia que, em Jeju, 360 vulcões satélites estão ao redor do vulcão principal?

Uma curiosidade é que a ilha de Jeju foi criada inteiramente a partir de erupções vulcânicas há aproximadamente 2 milhões de anos, e consiste principalmente de basalto e lava. 

As erupções ocorreram na era Cenozóica. O local tem um clima subtropical úmido, mais quente que o do resto da Coréia, com quatro estações climáticas distintas, o que favorece a paisagem local. Os invernos são frios e secos, enquanto os verões são quentes, úmidos e às vezes chuvosos.

4. Komodo


Uma das ilhas mais famosas do mundo e lar do maior lagarto vivo!

Komodo é uma das 17.508 ilhas que compõem a República da Indonésia. A ilha é particularmente notável como o habitat do dragão de Komodo, o maior lagarto da Terra, que recebeu o nome de ilha.

A Ilha de Komodo tem uma superfície de 390 quilômetros quadrados e uma população humana de mais de dois mil pessoas. 

Geralmente, os habitantes da ilha são descendentes de ex-presidiários que foram exilados para a ilha e que se misturaram com Bugis de Sulawesi. 

Komodo faz parte da cadeia de ilhas Lesser Sunda e do Parque Nacional de Komodo. Além disso, a ilha é um destino popular para mergulho. Administrativamente, faz parte da província de East Nusa Tenggara.

5. Rio Subterrâneo do Porto Princesa


Destino ideal para os viajantes que amam uma boa aventura que ficará marcada para sempre na memória!

O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa é uma área protegida das Filipinas localizada a cerca de 80 quilômetros (50 milhas) ao norte do centro da cidade de Palawan. 

O parque nacional está localizado na Cordilheira de Saint Paul, na costa oeste da ilha e faz fronteira com a Baía de St. Paul ao norte e o rio Babuyan ao leste. 

A Prefeitura de Puerto Princesa administra o Parque Nacional desde 1992. A entrada para o rio subterrâneo fica a uma curta caminhada ou passeio de barco da cidade de Sabang, com certeza uma aventura e tanto!

Em 2010, um grupo de ambientalistas e geólogos descobriram que o rio subterrâneo tem um segundo andar, o que significa que existem pequenas cachoeiras dentro da caverna. 

Eles também encontraram uma cúpula de caverna medindo 300 m (980 pés) acima do rio subterrâneo, formações rochosas, grandes morcegos, um poço de água profunda no rio, mais canais de rios e outra caverna profunda, além de criaturas marinhas e muito mais. 

As áreas mais profundas do rio subterrâneo são quase impossíveis de explorar devido à privação de oxigênio.

Em 11 de novembro de 2011, o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa foi escolhido provisoriamente como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza. Esta seleção foi oficialmente confirmada em 28 de janeiro de 2012.

6. Cataratas do Iguaçú 

As quedas d'água de Iguaçu se tornaram um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

As Cataratas do Iguaçu são cachoeiras do Rio Iguaçu na divisa da província argentina de Misiones e o estado brasileiro do Paraná. Eles são o maior sistema de cachoeiras do mundo. As cataratas dividem o rio em alto e baixo Iguaçu.

O Rio Iguaçu nasce próximo à cidade de Curitiba. Na maior parte de seu curso, o rio passa pelo Brasil, porém, a maioria das quedas fica do lado argentino. Abaixo de sua confluência com o rio San Antonio, o rio Iguaçu forma a fronteira entre a Argentina e o Brasil.

O nome “Iguazu” vem das palavras guarani ou tupi “ y ” [i] , que significa “água”, e “ ûasú ” [wasu] , que significa “grande”. 

Reza a lenda que uma divindade planejou se casar com uma bela mulher chamada Naipí , que fugiu com seu amante mortal Tarobá em uma canoa. Com raiva, a divindade cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna. 

O primeiro europeu a registrar a existência das cataratas foi o conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca em 1541.

7. Montanha da Mesa 


A nuvem que cobre as montanhas da Mesa proporciona um dos fenômenos naturais mais exóticos do mundo.

Table Mountain é uma montanha de topo plano que forma um marco proeminente com vista para a cidade da Cidade do Cabo na África do Sul, e é destaque na bandeira da Cidade do Cabo e outras insígnias do governo local. 

A principal característica da Table Mountain é o planalto de aproximadamente 3 quilômetros (2 milhas) de lado a lado, cercado por impressionantes falésias. O planalto, ladeado pelo Devil's Peak a leste e pela Lion's Head a oeste, forma um cenário dramático para a Cidade do Cabo.

O topo plano da montanha é muitas vezes coberto por nuvens orográficas, formadas quando um vento de sudeste é direcionado pelas encostas da montanha para um ar mais frio, onde a umidade se condensa para formar a chamada “toalha de mesa” de nuvem. 

A lenda atribui esse fenômeno a uma competição de fumo entre o Diabo e um pirata local chamado Van Hunks. Quando a toalha de mesa é vista, simboliza o contexto.

A Table Mountain fica no extremo norte de uma cordilheira de arenito que forma a espinha dorsal da Península do Cabo. A sul do planalto principal encontra-se uma parte inferior da cordilheira chamada Back Table. 

Na costa atlântica da península, a cordilheira é conhecida como os Doze Apóstolos. A cordilheira continua para o sul até Cape Point.

Seguro Viagem é com a Real!

Antes de planejar sua viagem para qualquer destino, lembre-se de contratar o melhor seguro viagem! É essencial estar precavido contra todos os tipos de imprevistos, desde acidentes até extravio de bagagens.

Com o seguro viagem você tem a certeza de uma viagem segura! A Real é a primeira comparadora de seguros viagens do Brasil, e oferece os melhores planos para todos os tipos de turistas!

Colocar sua viagem em risco é a última coisa que todo viajante quer. Clique no botão abaixo e confira os valores dos melhores planos para você!


Esperamos que tenha gostado do artigo, não deixe de comentar! Leia também:

Até a próxima!